Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POR UMA PEDAGOGIA APRENDENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS EM AULAS ON-LINE DE INGLÊS NAS VOZES DA PROFESSORA E SEUS ALUNOS

Título
[en] TOWARDS A LEARNING PEDAGOGY: INTERACTIVE PEDAGOGIC PRACTICES INONLINE ENGLISH CLASSES: VOICES FROM THE TEACHER AND HER LEARNERS

Autor
[pt] SUZANE DOS SANTOS MOUTTA

Vocabulário
[pt] SALA DE AULA

Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA APRENDENTE

Vocabulário
[pt] INTERACAO

Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[en] CLASSROOM

Vocabulário
[en] LEARNER PEDAGOGY

Vocabulário
[en] INTERATION

Vocabulário
[en] SELF-ETNOGRAPHY

Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE

Resumo
[pt] Esta pesquisa objetiva ouvir as vozes de alguns estudantes e compreender suas crenças (Barcelos, 2004) relativas à sala de aula, a fim de gerar entendimentos sobre o que chamo de uma pedagogia aprendente, em que professor e alunos constroem as aulas e conhecimentos conjuntamente. Para isso, baseio-me na minha experiência como professora on-line de inglês de pequenas turmas, iniciada durante a pandemia da covid-19. Convidei seis antigos alunos para termos conversas exploratórias (Nunes, 2022), baseadas na Prática Exploratória (Miller, 2013), a respeito das nossas e de outras aulas, gerando assim os dados analisados nesta dissertação. Este trabalho insere-se no paradigma qualitativo-interpretativo (Denzin e Lincoln, 2011) e possui viés autoetnográfico (Ellis e Bochner, 2000; Reis, 2018), já que as conversas ocorreram entre mim mesma e alunos que são meus amigos próximos ou familiares. Os diálogos apresentaram variadas temáticas levantadas pelos estudantes e por mim, mas foquei a análise nas falas referentes às práticas pedagógicas e às interações da nossa aula on-line. Alinho o desenho da minha pesquisa aos paradigmas da Prática Exploratória (Allwright, 2006; Grupo da Prática Exploratória, 2020; Miller et al., 2008), Linguística Aplicada (Bohn, 2013; Fabrício, 2006; Fairclough, 2001) e educação (Bacich et al., 2015; Freire, 1996; hooks, 2013). Para transcrição e análise, utilizo o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso (Austin, 1990; Bakhtin, 1997) e Análise do Discurso Crítica (Ramalho e Resende, 2011; Rampton, 2006; Rocha e Deusdará, 2016). É possível perceber alguns pensamentos dos alunos convergindo entre si e com a pedagogia que proponho, a qual ressalta a importância do diálogo e da proximidade entre os participantes da aula e formatos de aula focados na interação como um tipo de co-produção (Allwright e Bailey, 1991).

Resumo
[en] This research aims to listen to some students voices and comprehend their beliefs (Barcelos, 2004), in order to generate understandings concerning what I call learner pedagogy, according to which teacher and students themselves build the classes and the knowledge jointly. To do so, I am based on my experience as an online English teacher of small groups, started during the pandemic of covid-19. I invited six former students for us to have exploratory conversations (Nunes, 2022), based on the ideas of Exploratory Practice (Miller, 2013), regarding our and other classes, generating, then, the data to be analyzed in this dissertation. This work is inserted in the qualitative-interpretive paradigm (Denzin and Lincoln, 2011) and has an autoethnographic bias (Ellis and Bochner, 2000; Reis, 2018), since the conversations occurred between myself and students who are close friends or relatives of mine. The conversations had varied themes raised by the learners and by me, but I focused on analyzing parts where we spoke about our pedagogical practices and the interactions in our online classroom. This research paradigms are Exploratory Practice (Allwright, 2006; Exploratory Practice Group, 2020; Miller et al., 2008), Applied Linguistics (Bohn, 2013; Fabrício, 2006; Fairclough, 2001) and education (Bacich et al., 2015; Freire, 1996; hooks, 2013). The transcription and analysis were based on the theoretical-methodological contribution of Discourse Analysis (Austin, 1990; Bakhtin, 1997) and Critical Discourse Analysis (Ramalho and Resende, 2011; Rampton, 2006; Rocha and Deusdará, 2016). It is possible to perceive some of the students thoughts converging with each other s and with my proposed pedagogy, which highlights the importance of dialogue and proximity between the participants of the class, and class dynamics focused on interaction as a type of co-production (Allwright and Bailey, 1991).

Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA

Banca
JANAINA DA SILVA CARDOSO

Catalogação
2025-02-24

Apresentação
2024-09-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69472


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF