Título
[pt] POR UMA PEDAGOGIA APRENDENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS EM AULAS ON-LINE DE INGLÊS NAS VOZES DA PROFESSORA E SEUS ALUNOS
Título
[en] TOWARDS A LEARNING PEDAGOGY: INTERACTIVE PEDAGOGIC PRACTICES INONLINE ENGLISH CLASSES: VOICES FROM THE TEACHER AND HER LEARNERS
Autor
[pt] SUZANE DOS SANTOS MOUTTA
Vocabulário
[pt] SALA DE AULA
Vocabulário
[pt] PEDAGOGIA APRENDENTE
Vocabulário
[pt] INTERACAO
Vocabulário
[pt] AUTOETNOGRAFIA
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[en] CLASSROOM
Vocabulário
[en] LEARNER PEDAGOGY
Vocabulário
[en] INTERATION
Vocabulário
[en] SELF-ETNOGRAPHY
Vocabulário
[en] EXPLORATORY PRACTICE
Resumo
[pt] Esta pesquisa objetiva ouvir as vozes de alguns estudantes e compreender suas
crenças (Barcelos, 2004) relativas à sala de aula, a fim de gerar entendimentos sobre
o que chamo de uma pedagogia aprendente, em que professor e alunos constroem
as aulas e conhecimentos conjuntamente. Para isso, baseio-me na minha
experiência como professora on-line de inglês de pequenas turmas, iniciada durante
a pandemia da covid-19. Convidei seis antigos alunos para termos conversas
exploratórias (Nunes, 2022), baseadas na Prática Exploratória (Miller, 2013), a
respeito das nossas e de outras aulas, gerando assim os dados analisados nesta
dissertação. Este trabalho insere-se no paradigma qualitativo-interpretativo (Denzin
e Lincoln, 2011) e possui viés autoetnográfico (Ellis e Bochner, 2000; Reis, 2018),
já que as conversas ocorreram entre mim mesma e alunos que são meus amigos
próximos ou familiares. Os diálogos apresentaram variadas temáticas levantadas
pelos estudantes e por mim, mas foquei a análise nas falas referentes às práticas
pedagógicas e às interações da nossa aula on-line. Alinho o desenho da minha
pesquisa aos paradigmas da Prática Exploratória (Allwright, 2006; Grupo da Prática
Exploratória, 2020; Miller et al., 2008), Linguística Aplicada (Bohn, 2013;
Fabrício, 2006; Fairclough, 2001) e educação (Bacich et al., 2015; Freire, 1996;
hooks, 2013). Para transcrição e análise, utilizo o aporte teórico-metodológico da
Análise do Discurso (Austin, 1990; Bakhtin, 1997) e Análise do Discurso Crítica
(Ramalho e Resende, 2011; Rampton, 2006; Rocha e Deusdará, 2016). É possível
perceber alguns pensamentos dos alunos convergindo entre si e com a pedagogia
que proponho, a qual ressalta a importância do diálogo e da proximidade entre os
participantes da aula e formatos de aula focados na interação como um tipo de co-produção (Allwright e Bailey, 1991).
Resumo
[en] This research aims to listen to some students voices and comprehend their beliefs (Barcelos, 2004), in order to generate understandings concerning what I call learner pedagogy, according to which teacher and students themselves build the classes and the knowledge jointly. To do so, I am based on my experience as an online English teacher of small groups, started during the pandemic of covid-19. I invited six former students for us to have exploratory conversations (Nunes, 2022), based on the ideas of Exploratory Practice (Miller, 2013), regarding our and other classes, generating, then, the data to be analyzed in this dissertation. This work is inserted in the qualitative-interpretive paradigm (Denzin and Lincoln, 2011) and has an autoethnographic bias (Ellis and Bochner, 2000; Reis, 2018), since the conversations occurred between myself and students who are close friends or relatives of mine. The conversations had varied themes raised by the learners and by me, but I focused on analyzing parts where we spoke about our pedagogical practices and the interactions in our online classroom. This research paradigms are Exploratory Practice (Allwright, 2006; Exploratory Practice Group, 2020; Miller et al., 2008), Applied Linguistics (Bohn, 2013; Fabrício, 2006; Fairclough, 2001) and education (Bacich et al., 2015; Freire, 1996; hooks, 2013). The transcription and analysis were based on the theoretical-methodological contribution of Discourse Analysis (Austin, 1990; Bakhtin, 1997) and Critical Discourse Analysis (Ramalho and Resende, 2011; Rampton, 2006; Rocha and Deusdará, 2016). It is possible to perceive some of the students thoughts converging with each other s and with my proposed pedagogy, which highlights the importance of dialogue and proximity between the participants of the class, and class dynamics focused on interaction as a type of co-production (Allwright and Bailey, 1991).
Orientador(es)
INES KAYON DE MILLER
Banca
INES KAYON DE MILLER
Banca
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Banca
JANAINA DA SILVA CARDOSO
Catalogação
2025-02-24
Apresentação
2024-09-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69472@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69472
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF