Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MEDIATION THROUGH DESIGN: A STRATEGY TO CONVERT CONFLICTS INTO SOLUTIONS

Título
[pt] MEDIAÇÃO ATRAVÉS DO DESIGN: UMA ESTRATÉGIA PARA CONVERTER CONFLITOS EM SOLUÇÕES

Autor
[pt] GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR

Vocabulário
[pt] GRUPO OPERATIVO

Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA GRUPAL

Vocabulário
[pt] MEDIACAO DE CONFLITO

Vocabulário
[pt] DESIGN ESTRATEGICO

Vocabulário
[en] OPERATIVE GROUP

Vocabulário
[en] GROUP PSYCHOLOGY

Vocabulário
[en] CONFLICT MEDIATION

Vocabulário
[en] STRATEGIC DESIGN

Resumo
[pt] O Design apresenta novos desafios em sua prática na medida em que ampliamos a complexidade do escopo de sua atuação. Dentre as diversas questões com as quais precisamos lidar, a complexidade pode estar associada à condução de grupo de trabalho multidisciplinares, pois nele encontram-se pessoas que representam áreas de uma empresa, lideranças de grupos sociais, especialistas com saberes específicos que se manifestam durante o processo grupal, aplicando os seus conhecimentos técnicos e pontos de vista distintos para a solução de um problema. A dialética presente nos debates de trabalho gera situações de conflito, que podem ser interessantes propulsores criativo, necessitando que o designer se atribua de algum saber específico para mediá-los. Esta tese se propõe a apresentar uma forma de atuação na mediação de conflitos intragrupo em projetos de Design, suportada pelos conhecimentos no campo da psicologia grupal e psicologia topológica.

Resumo
[en] Service Design presents new challenges in its practice as we widen the complexity of its activity scope. Among the many issues to be dealt with, complexity may be associated to carrying out multidisciplinary workgroups, where people from different areas of a company, social group leaders, specialists with specific knowledge, all have a say during the group process by applying their technical skills and distinct viewpoints to solve a problem. The dialectics that happen in such work debates generate conflict situations, which can be interesting creative drivers, thus requiring the designer to uphold a specific expertise to mediate them. This article proposes a course of action to mediate intragroup conflict in Service Design projects, supported by knowledge from the fields of Group Psychology and Topological Psychology.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES

Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES

Banca
CARLA MARTINS CIPOLLA

Banca
MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES

Banca
PATRICIA DEL CARMEN ESPINOSA GOMEZ

Catalogação
2025-02-11

Apresentação
2024-08-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69347@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69347@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69347


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF