Título
[en] MEDIATION THROUGH DESIGN: A STRATEGY TO CONVERT CONFLICTS INTO SOLUTIONS
Título
[pt] MEDIAÇÃO ATRAVÉS DO DESIGN: UMA ESTRATÉGIA PARA CONVERTER CONFLITOS EM SOLUÇÕES
Autor
[pt] GILBERTO MENDES CORREIA JUNIOR
Vocabulário
[pt] GRUPO OPERATIVO
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA GRUPAL
Vocabulário
[pt] MEDIACAO DE CONFLITO
Vocabulário
[pt] DESIGN ESTRATEGICO
Vocabulário
[en] OPERATIVE GROUP
Vocabulário
[en] GROUP PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] CONFLICT MEDIATION
Vocabulário
[en] STRATEGIC DESIGN
Resumo
[pt] O Design apresenta novos desafios em sua prática na medida em que
ampliamos a complexidade do escopo de sua atuação. Dentre as diversas questões
com as quais precisamos lidar, a complexidade pode estar associada à condução de
grupo de trabalho multidisciplinares, pois nele encontram-se pessoas que
representam áreas de uma empresa, lideranças de grupos sociais, especialistas com
saberes específicos que se manifestam durante o processo grupal, aplicando os seus
conhecimentos técnicos e pontos de vista distintos para a solução de um problema.
A dialética presente nos debates de trabalho gera situações de conflito, que podem
ser interessantes propulsores criativo, necessitando que o designer se atribua de
algum saber específico para mediá-los. Esta tese se propõe a apresentar uma forma
de atuação na mediação de conflitos intragrupo em projetos de Design, suportada
pelos conhecimentos no campo da psicologia grupal e psicologia topológica.
Resumo
[en] Service Design presents new challenges in its practice as we widen the
complexity of its activity scope. Among the many issues to be dealt with,
complexity may be associated to carrying out multidisciplinary workgroups, where
people from different areas of a company, social group leaders, specialists with
specific knowledge, all have a say during the group process by applying their
technical skills and distinct viewpoints to solve a problem. The dialectics that
happen in such work debates generate conflict situations, which can be interesting
creative drivers, thus requiring the designer to uphold a specific expertise to mediate
them. This article proposes a course of action to mediate intragroup conflict in
Service Design projects, supported by knowledge from the fields of Group
Psychology and Topological Psychology.
Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Coorientador(es)
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
Banca
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
Banca
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES
Banca
CARLA MARTINS CIPOLLA
Banca
MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES
Banca
PATRICIA DEL CARMEN ESPINOSA GOMEZ
Catalogação
2025-02-11
Apresentação
2024-08-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69347@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69347@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69347
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF