Título
[pt] A JORNADA DE EMOÇÕES PARA CHEGAR À SALA DE AULA: A HISTÓRIA DE DONA MARIA NA EJA
Autor
[pt] ISABELA CAMPOS PALHARES
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CONTEMPORANEA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO FUNCIONAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Resumo
[pt] Este ensaio busca reflexões a partir da história de vida de Dona Maria, uma aluna de alfabetização da EJA em um núcleo
de estudos de uma universidade particular do Rio de Janeiro. O objetivo é compreender os caminhos percorridos por ela na
sociedade, considerando os fatores que influenciaram sua jornada até a sala de aula e sua trajetória dentro dela. Fundamentado conceito de amorosidade de Paulo Freire e na ética amorosa de bell hooks, este estudo adota uma abordagem teórica alinhada à
Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e à Linguística Aplicada Contemporânea de Moita Lopes. Além disso, incorpora
os princípios da Prática Exploratória, em diálogo com as questões das emoções e da autoavaliação, conforme David Le Breton. A
análise dos dados revelou que a história de Dona Maria, marcada pela migração, pelo trabalho doméstico feminino e pela
escolarização tardia, é representativa da trajetória de muitas mulheres brasileiras.
Catalogação
2025-02-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69315@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69315
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF