Título
[pt] A CRISE E O PROJETO EDUCACIONAL NO BRASIL: OLHAR PARA A HISTÓRIA E ALMEJAR SONHOS POSSÍVEIS
Autor
[pt] MARCELLE FARAH DE LEITE RIBEIRO
Vocabulário
[pt] METAFUNCAO INTERPESSOAL
Vocabulário
[pt] AVALIACAO
Vocabulário
[pt] SISTEMA EDUCACIONAL
Resumo
[pt] Neste artigo, analiso um artigo de opinião do jornalista Antônio Gois acerca do processo educacional brasileiro. A fim de efetuar uma análise de discurso situado e contextualizado, busco criar inteligibilidades por meio da Linguística Aplicada Crítica, abarcando a Linguística Sistêmico-Funcional em parceria com o Sistema de Avaliatividade. A interpretação proposta sugere que o texto sobre o qual reflito explicita as mazelas de um sistema de educação projetado para o desconhecimento e deseducação das classes sociais baixas, isto é, um ilogismo pedagógico, mas também revela um tom otimista pautado na realidade de que ainda
há algo por que se lutar. Desse modo, a análise foca em como o discurso sobre a educação brasileira reflete e ampara as
desigualdades estruturais e explora críticas à lentidão de mudanças sociais.
Catalogação
2025-02-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69311@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69311
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF