Título
[pt] NÃO É ESSA MARAVILHA, NÃO: A CONSTRUÇÃO DA AVALIAÇÃO NAS CRENÇAS OBSERVADAS NO DISCURSO DE UMA PROFESSORA SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PANDEMIA
Autor
[pt] JANINE SANTOS ALVES BARBOSA
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] PANDEMIA
Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
Vocabulário
[pt] CRENCA
Resumo
[pt] Esse estudo busca entendimentos na fala de Paula, uma professora que reflete sobre o impacto da pandemia de
coronavírus para os docentes. Questionada sobre a possível reinvenção que o momento poderia possibilitar, a professora
reage compartilhando o momento pelo qual estava passando. Os dados apresentados foram gerados durante uma conversa em
2021, ainda em confinamento sanitário. A análise da construção do discurso (Moita Lopes, 2002, 2003), apoiados na Sistema de
Avaliatividade (Martin; White, 2005; Vian Jr, 2010) e na Linguística Sistêmico Funcional (Halliday; Mathiessen; 2014)
sobre as crenças (Barcelos, 2006, 2007) docentes presentes na fala da professora, levam a uma reflexão sobre o sofrimento pelo
qual os profissionais da educação passaram quando forçados a aderir ao ensino remoto sem uma preparação prévia.
Catalogação
2025-02-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69306@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69306
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF