Título
[pt] O LIVRO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE CRENÇAS E AVALIAÇÕES DE UMA DOCENTE
Autor
[pt] PAULA FRANCO COSTELHA
Autor
[pt] ANA CAROLINE SIQUEIRA BRAGA
Autor
[pt] FABIANA BOTELHO DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] CONTEXTO PEDAGOGICO
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA
Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO
Resumo
[pt] No contexto pedagógico, o livro didático desempenha múltiplos papéis, sendo considerado tanto um suporte quanto um
limitador na prática docente. Neste estudo, observamos a construção discursiva de crenças e avaliações de uma professora
de inglês sobre um livro recém-adotado e de uso compulsório em turmas de crianças de 9 a 10 anos, em uma escola de idiomas
em São João de Meriti (RJ). Embasadas na Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006) e nos princípios da Prática
Exploratória (Grupo de Prática Exploratória, 2020), adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativista, analisando os
dados à luz do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005). Os resultados mostram que as crenças da professora
frequentemente divergem das propostas do livro adotado, com avaliações negativas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Catalogação
2025-02-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69296@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69296
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF