Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O LIVRO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE CRENÇAS E AVALIAÇÕES DE UMA DOCENTE

Autor
[pt] PAULA FRANCO COSTELHA

Autor
[pt] ANA CAROLINE SIQUEIRA BRAGA

Autor
[pt] FABIANA BOTELHO DOS SANTOS

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] CONTEXTO PEDAGOGICO

Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA CRITICA

Vocabulário
[pt] MATERIAL DIDATICO

Resumo
[pt] No contexto pedagógico, o livro didático desempenha múltiplos papéis, sendo considerado tanto um suporte quanto um limitador na prática docente. Neste estudo, observamos a construção discursiva de crenças e avaliações de uma professora de inglês sobre um livro recém-adotado e de uso compulsório em turmas de crianças de 9 a 10 anos, em uma escola de idiomas em São João de Meriti (RJ). Embasadas na Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006) e nos princípios da Prática Exploratória (Grupo de Prática Exploratória, 2020), adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativista, analisando os dados à luz do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005). Os resultados mostram que as crenças da professora frequentemente divergem das propostas do livro adotado, com avaliações negativas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Catalogação
2025-02-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69296@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69296


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF