Título
[pt] DIVERTIDO, DIFERENTE E MEIO BAGUNÇADO: CRENÇAS E EMOÇÕES SOBRE ATIVIDADES CRIATIVAS EM SALA DE AULA
Autor
[pt] MARIA VICTORIA FERNANDES CONDE
Autor
[pt] GIULIA VIANNA VETROMILLE RIBEIRO
Vocabulário
[pt] PESQUISA EM SALA DE AULA
Vocabulário
[pt] BULLET JOURNAL
Vocabulário
[pt] CRIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] ENSINO DE ESCRITA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO FUNCIONAL
Vocabulário
[pt] ENSINO PUBLICO
Resumo
[pt] Este artigo analisa respostas de alunos do oitavo ano (Ensino Fundamental II) de uma escola municipal da zona sul do
Rio de Janeiro com relação a um projeto criado pelas autoras deste texto. Ao realizarmos nosso estágio docente durante 2023,
desenvolvemos o projeto Bullet Journal: diário criativo com alunos entre 13-15 anos, e demos folhas para que eles
respondessem 7 perguntas sobre como se sentiram ao realizar essa atividade. Utilizando o Sistema de Avaliatividade, analisamos
algumas respostas com o intuito de compreender a visão dos
alunos sobre uma atividade que tentou trabalhar a criatividade e a
expressão própria por meio de colagens, desenhos e escrita. Nosso objetivo foi entender como eles se posicionaram ao olhar
para seus textos reflexivos-exploratórios, pensando em como exprimir seus sentimentos, pensamentos e avaliações através de
suas escolhas léxico-gramaticais. Com reações variadas, os dados trouxeram reflexões frutíferas para as áreas da Educação e da
Linguística Aplicada Contemporânea.
Catalogação
2025-02-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69289@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69289
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF