Título
[pt] AH, ELE É ... - A RE CO CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ALUNOS A PARTIR DE AVALIAÇÕES DO TIPO JULGAMENTO NO DISCURSO DOCENTE
Autor
[pt] THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA APLICADA
Vocabulário
[pt] JULGAMENTO DE ESTIMA SOCIAL
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO FUNCIONAL
Resumo
[pt] Por vezes, rotulamos pessoas e grupos, reproduzindo o senso comum, que propaga a ideia de identidade como algo
imutável (Norton, 2013). Para contestar esta reprodução e propagação equivocadas, este artigo tem por objetivo mostrar
como os discursos de três professoras, permeados por julgamentos, influenciaram a (re/co)construção identitária de seus
alunos, além de terem refletido sobre suas próprias identidades docentes. Para tal, este estudo alinha-se à perspectiva da
Linguística Aplicada Contemporânea (Signorini, 2006) e ao paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa (Denzin;
Lincoln, 2006). A análise dos dados se deu microdiscursivamente através do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), um desdobramento da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994). Para as participantes, as práticas escolares pautadas pela visão mercadológica de ensino influenciam suas percepções de seus alunos/as e de si, afetando a (re/co)construção identitária de discentes e docentes. Com isso, entende-se que as identidades são dinâmicas, porque estamos sempre mudando, o que acaba por modificar o outro, ressignificando-o e a nós mesmos.
Catalogação
2025-02-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69283@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69283
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF