Título
[pt] ACHO QUE ELES SÃO EMOCIONADOS ANÁLISE DE CRENÇAS E IDENTIDADES DO PROFESSOR DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA A PARTIR DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Autor
[pt] RICARDO VINICIUS DE LIMA SOUZA
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO FUNCIONAL
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO IDENTITARIA
Vocabulário
[pt] CRENCA DOCENTE
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Resumo
[pt] Este estudo qualitativo e interpretativo investiga as crenças e as construções identitárias de uma professora de inglês
da rede pública do estado do Rio de Janeiro, a partir de uma análise discursiva baseada no Sistema de Avaliatividade,
integrante da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). Com base em uma conversa realizada com a professora Gisele Martins, que
atua há mais de 16 anos na educação pública, foi possível identificar avaliações de afeto, julgamento e apreciação que
constroem suas crenças sobre o papel do professor de inglês nos diferentes segmentos educacionais. A análise do discurso ilustra
como essas crenças moldam sua identidade docente, destacando desafios como a gestão de sala de aula e o estabelecimento de
rotinas com os alunos. Este estudo contribui para uma reflexão mais aprofundada sobre as complexas interações entre crenças,
identidades e práticas pedagógicas na rede pública de ensino.
Catalogação
2025-02-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69281@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69281
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF