Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] NÓS, PROFESSORES: CONVERSAS EXPLORATÓRIAS E EMOCIONADAS SOBRE TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS À LUZ DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Autor
[pt] ATOS EDWIN PEREIRA DA SILVA LUCAS

Autor
[pt] VITOR AZEVEDO ABOU MOURAD

Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA

Resumo
[pt] Este artigo busca investigar como dois professores-amigos no início de suas caminhadas profissionais reconstroem discursivamente e entendem as emoções que perpassaram suas formações e atravessam sua prática docente. Para isso, recorremos aos conceitos teóricos da Linguística Aplicada Contemporânea, com apoio nos estudos das emoções e no Sistema de Avaliatividade, com enfoque no Subsistema Atitude e no domínio do Afeto. Os dados analisados foram construídos a partir de conversas exploratórias realizadas entre os autores-participantes. Por meio delas, pode-se perceber o predomínio do Afeto de insegurança em relação à escolha pela licenciatura e ao início do curso, mas também do Afeto de satisfação quando tratamos diretamente do espaço, na formação inicial, para refletir sobre suas emoções. Os dados também levam ao entendimento da relevância da Prática Exploratória na formação de professores e como ela nos possibilitou enxergar e acolher nossas emoções, de forma a utilizá-las como força propulsora no processo de ensino-aprendizagem.

Catalogação
2025-02-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69278@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69278


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF