Título
[pt] NÓS, PROFESSORES: CONVERSAS EXPLORATÓRIAS E EMOCIONADAS SOBRE TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS À LUZ DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Autor
[pt] ATOS EDWIN PEREIRA DA SILVA LUCAS
Autor
[pt] VITOR AZEVEDO ABOU MOURAD
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Resumo
[pt] Este artigo busca investigar como dois professores-amigos
no início de suas caminhadas profissionais reconstroem
discursivamente e entendem as emoções que perpassaram suas
formações e atravessam sua prática docente. Para isso, recorremos aos
conceitos teóricos da Linguística Aplicada Contemporânea, com apoio
nos estudos das emoções e no Sistema de Avaliatividade, com
enfoque no Subsistema Atitude e no domínio do Afeto. Os dados
analisados foram construídos a partir de conversas exploratórias
realizadas entre os autores-participantes. Por meio delas, pode-se
perceber o predomínio do Afeto de insegurança em relação à escolha
pela licenciatura e ao início do curso, mas também do Afeto de
satisfação quando tratamos diretamente do espaço, na formação inicial, para refletir sobre suas emoções. Os dados também levam ao entendimento da relevância da Prática Exploratória na formação de professores e como ela nos possibilitou enxergar e acolher nossas emoções, de forma a utilizá-las como força propulsora no processo de ensino-aprendizagem.
Catalogação
2025-02-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69278@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69278
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF