Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MEDOS E FRUSTRAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES PERFORMATIVOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS

Autor
[pt] RENAN SILVA DA PIEDADE

Autor
[pt] EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA

Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] PERFORMANCE LINGUISTICA

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] EMOCAO

Resumo
[pt] Este artigo tem como foco demarcar a importância de ouvir atentamente e refletir sobre o que licenciandos sentem/têm a dizer acerca de suas experiências formativas. Para isso, por um viés qualitativo de pesquisa (Denzin, 2016), analisamos uma conversa exploratória (Miller, 2013), gerada com Josiele – licencianda de letras (português/inglês) de uma universidade privada localizada no Rio de Janeiro – ao contar sobre medos e frustrações em seu processo de formação docente. Nessa análise, investigamos as marcas linguísticas avaliativas (Thompson; Alba-Juez, 2014), a partir do Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), tendo em conta a construção das emoções (Rezende; Coelho, 2010) nos discursos em questão. Em meio a produções linguísticas de insatisfação, insegurança, incapacidade e inferiorização, compreendemos que uma condição básica para a formação docente crítica é a liberdade de expressão como mote central, fomentada a partir do diálogo horizontal e acolhedor durante a jornada formativa.

Catalogação
2025-02-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69275@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69275


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF