Título
[pt] MEDOS E FRUSTRAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: OLHARES PERFORMATIVOS E CRÍTICO-REFLEXIVOS
Autor
[pt] RENAN SILVA DA PIEDADE
Autor
[pt] EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
Vocabulário
[pt] FORMACAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] PERFORMANCE LINGUISTICA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] EMOCAO
Resumo
[pt] Este artigo tem como foco demarcar a importância de
ouvir atentamente e refletir sobre o que licenciandos sentem/têm
a dizer acerca de suas experiências formativas. Para isso, por um
viés qualitativo de pesquisa (Denzin, 2016), analisamos uma
conversa exploratória (Miller, 2013), gerada com Josiele –
licencianda de letras (português/inglês) de uma universidade
privada localizada no Rio de Janeiro – ao contar sobre medos e
frustrações em seu processo de formação docente. Nessa análise,
investigamos as marcas linguísticas avaliativas (Thompson;
Alba-Juez, 2014), a partir do Sistema de Avaliatividade (Martin;
White, 2005), tendo em conta a construção das emoções (Rezende; Coelho, 2010) nos discursos em questão. Em meio a produções linguísticas de insatisfação, insegurança, incapacidade e inferiorização, compreendemos que uma condição básica para a formação docente crítica é a liberdade de expressão como mote central, fomentada a partir do diálogo horizontal e acolhedor
durante a jornada formativa.
Catalogação
2025-02-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69275@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69275
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