Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] POR QUE ALGUÉM IRIA QUERER SER PROFESSOR? UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS EMOÇÕES E DOS ESTIGMAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autor
[pt] EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA

Autor
[pt] DHARVIND ANACLETO AGUIAR

Vocabulário
[pt] ESTIGMA

Vocabulário
[pt] DESVALORIZACAO DOCENTE

Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE

Vocabulário
[pt] MICROPOLITICA DAS EMOCOES

Resumo
[pt] O presente artigo busca refletir sobre como a desvalorização e a estigmatização da profissão de professor levam ao desinteresse pela carreira. Partindo desse contexto, pretendemos compreender como esse desprestígio docente se configura discursivamente na conversa entre dois professores de português sobre suas experiências. Para tanto, apresentamos uma discussão que relaciona a valorização docente (Monteiro; Vaz; Mota, 2022; Masson, 2016) com os estudos sobre estigmas (Goffman, 2004), com a micropolítica das emoções (Rezende; Coelho, 2010), assim como, utilizaremos o Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005), desdobramento da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), que nos auxiliará a realizar nossa análise microdiscursiva. Inserimos esta pesquisa no paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006), que busca criar entendimentos sobre a vida social. Os entendimentos finais sugerem que o desprestígio e o estigma criados não apenas afetam a percepção da sociedade sobre a profissão, mas também influenciam diretamente as emoções dos próprios professores.

Catalogação
2025-02-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69268@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69268


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF