Título
[pt] POR QUE ALGUÉM IRIA QUERER SER PROFESSOR? UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS EMOÇÕES E DOS ESTIGMAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Autor
[pt] EMANUELLE DE SOUZA FONSECA SOUZA
Autor
[pt] DHARVIND ANACLETO AGUIAR
Vocabulário
[pt] ESTIGMA
Vocabulário
[pt] DESVALORIZACAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] MICROPOLITICA DAS EMOCOES
Resumo
[pt] O presente artigo busca refletir sobre como a desvalorização e a estigmatização da profissão de professor
levam ao desinteresse pela carreira. Partindo desse contexto, pretendemos compreender como esse desprestígio docente se
configura discursivamente na conversa entre dois professores de português sobre suas experiências. Para tanto, apresentamos uma discussão que relaciona a valorização docente (Monteiro; Vaz; Mota, 2022; Masson, 2016) com os estudos sobre estigmas
(Goffman, 2004), com a micropolítica das emoções (Rezende; Coelho, 2010), assim como, utilizaremos o Sistema de
Avaliatividade (Martin; White, 2005), desdobramento da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), que nos
auxiliará a realizar nossa análise microdiscursiva. Inserimos esta pesquisa no paradigma qualitativo-interpretativista de pesquisa
(Denzin; Lincoln, 2006), que busca criar entendimentos sobre a vida social. Os entendimentos finais sugerem que o desprestígio
e o estigma criados não apenas afetam a percepção da sociedade sobre a profissão, mas também influenciam diretamente as
emoções dos próprios professores.
Catalogação
2025-02-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69268@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.69268
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF