Título
[pt] RACIALIZANDO AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA A PARTIR DO QUILOMBO
Título
[en] RACIALIZING INTERNATIONAL RELATIONS: AN EPISTEMOLOGICAL PROPOSAL FROM THE QUILOMBO
Autor
[pt] ANANDA VILELA DA SILVA OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] TEORIA DAS RELACOES INTERNACIONAIS
Vocabulário
[pt] INTRODUCAO AS RELACOES INTERNACIONAIS
Vocabulário
[pt] DESCOLONIZACAO
Vocabulário
[pt] QUILOMBO
Vocabulário
[en] INTERNATIONAL RELATIONS THEORY
Vocabulário
[en] INTERNATIONAL RELATIONS INTRODUCTION
Vocabulário
[en] DECOLONIZATION
Vocabulário
[en] QUILOMBO
Resumo
[pt] Nesta tese proponho uma nova abordagem epistemológica para as Relações
Internacionais, desafiando o modelo estadocêntrico preconizado por essa área de
estudos, ampliando as possibilidades analíticas para além deste paradigma, em
direção a pluralidade e reconhecimento de comunidades políticas alternativas. Na
direção de contestação e descolonização epistêmica, sugiro um programa para a
disciplina de Introdução aos Estudos de Relações Internacionais, com uma
abordagem decolonial que permite a leitura de diferentes formas de organização
política, com foco nas experiências dos quilombos enquanto comunidades políticas
e de resistência. Essa proposta vai na contramão do modelo estadocentrista de
pensar e fazer política, oferecendo um olhar afrodiaspórico para analisar a política
internacional. Para tal, busco confrontar os fundamentos teóricos mainstream da
área, contrapondo-os com leituras racializadas que evidenciam as limitações e
exclusões implícitas no modelo hegemônico de política internacional, baseando-me
na teoria do Contrato Racial. Em segundo lugar, realizo um levantamento da
complexidade histórica e política dos quilombos e como elas podem informar
caminhos de organização política autônoma e espaços de resistência que desafiam
as estruturas coloniais de poder. Por fim, dedico-me a construção de um programa
curricular para a disciplina de Introdução aos Estudos de Relações Internacionais,
incorporando à literatura convencional referências afrodiaspóricas. Essa proposta
visa descolonizar o ensino e a produção do conhecimento em Relações
Internacionais desde o início de seu percurso acadêmico. Dessa forma, contribuo
para a formação de um campo de estudos mais sensível às dinâmicas de poder
globais racializadas e às narrativas silenciadas na trajetória da formação das
Relações Internacionais.
Resumo
[en] In this thesis, I propose a new epistemological approach to International Relations,
challenging the state-centric model advocated by this field of study and expanding
the analytical possibilities beyond this paradigm towards a plurality and recognition
of alternative political communities. Moving in the direction of epistemic
contestation and decolonization, I suggest a program for the Introduction to
International Relations Studies course, with a decolonial approach that allows for
the exploration of different forms of political organization, focusing on the
experiences of quilombos as political and resistance communities. This proposal
goes against the state-centric model of thinking and practicing politics, offering an
Afro-diasporic perspective to analyze international politics. To this end, I aim to
confront the mainstream theoretical foundations of the field, contrasting them with
racialized readings that highlight the limitations and exclusions implicit in the
hegemonic model of international politics, drawing on the theory of the Racial
Contract. Secondly, I conduct a survey of the historical and political complexity of
quilombos and how they can inform paths of autonomous political organization and
spaces of resistance that challenge colonial power structures. Finally, I dedicate
myself to constructing a curriculum for the Introduction to International Relations
Studies course, incorporating Afro-diasporic references into the conventional
literature. This proposal aims to decolonize the teaching and production of
knowledge in International Relations from the very beginning of the academic
journey. In doing so, I contribute to shaping a field of study that is more attuned to
global racialized power dynamics and the silenced narratives in the development of
International Relations.
Orientador(es)
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO
Coorientador(es)
ANDREA BROWNING GILL
Banca
ISABEL ROCHA DE SIQUEIRA
Banca
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO
Banca
ANDREA BROWNING GILL
Banca
RAFAEL BITTENCOURT RODRIGUES LOPES
Banca
FELIPE CORDEIRO DE ALMEIDA
Banca
CAMILA SANTOS ANDRADE
Catalogação
2025-02-04
Apresentação
2024-09-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69264@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69264@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69264
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF