Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] RACIALIZANDO AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA A PARTIR DO QUILOMBO

Título
[en] RACIALIZING INTERNATIONAL RELATIONS: AN EPISTEMOLOGICAL PROPOSAL FROM THE QUILOMBO

Autor
[pt] ANANDA VILELA DA SILVA OLIVEIRA

Vocabulário
[pt] TEORIA DAS RELACOES INTERNACIONAIS

Vocabulário
[pt] INTRODUCAO AS RELACOES INTERNACIONAIS

Vocabulário
[pt] DESCOLONIZACAO

Vocabulário
[pt] QUILOMBO

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL RELATIONS THEORY

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL RELATIONS INTRODUCTION

Vocabulário
[en] DECOLONIZATION

Vocabulário
[en] QUILOMBO

Resumo
[pt] Nesta tese proponho uma nova abordagem epistemológica para as Relações Internacionais, desafiando o modelo estadocêntrico preconizado por essa área de estudos, ampliando as possibilidades analíticas para além deste paradigma, em direção a pluralidade e reconhecimento de comunidades políticas alternativas. Na direção de contestação e descolonização epistêmica, sugiro um programa para a disciplina de Introdução aos Estudos de Relações Internacionais, com uma abordagem decolonial que permite a leitura de diferentes formas de organização política, com foco nas experiências dos quilombos enquanto comunidades políticas e de resistência. Essa proposta vai na contramão do modelo estadocentrista de pensar e fazer política, oferecendo um olhar afrodiaspórico para analisar a política internacional. Para tal, busco confrontar os fundamentos teóricos mainstream da área, contrapondo-os com leituras racializadas que evidenciam as limitações e exclusões implícitas no modelo hegemônico de política internacional, baseando-me na teoria do Contrato Racial. Em segundo lugar, realizo um levantamento da complexidade histórica e política dos quilombos e como elas podem informar caminhos de organização política autônoma e espaços de resistência que desafiam as estruturas coloniais de poder. Por fim, dedico-me a construção de um programa curricular para a disciplina de Introdução aos Estudos de Relações Internacionais, incorporando à literatura convencional referências afrodiaspóricas. Essa proposta visa descolonizar o ensino e a produção do conhecimento em Relações Internacionais desde o início de seu percurso acadêmico. Dessa forma, contribuo para a formação de um campo de estudos mais sensível às dinâmicas de poder globais racializadas e às narrativas silenciadas na trajetória da formação das Relações Internacionais.

Resumo
[en] In this thesis, I propose a new epistemological approach to International Relations, challenging the state-centric model advocated by this field of study and expanding the analytical possibilities beyond this paradigm towards a plurality and recognition of alternative political communities. Moving in the direction of epistemic contestation and decolonization, I suggest a program for the Introduction to International Relations Studies course, with a decolonial approach that allows for the exploration of different forms of political organization, focusing on the experiences of quilombos as political and resistance communities. This proposal goes against the state-centric model of thinking and practicing politics, offering an Afro-diasporic perspective to analyze international politics. To this end, I aim to confront the mainstream theoretical foundations of the field, contrasting them with racialized readings that highlight the limitations and exclusions implicit in the hegemonic model of international politics, drawing on the theory of the Racial Contract. Secondly, I conduct a survey of the historical and political complexity of quilombos and how they can inform paths of autonomous political organization and spaces of resistance that challenge colonial power structures. Finally, I dedicate myself to constructing a curriculum for the Introduction to International Relations Studies course, incorporating Afro-diasporic references into the conventional literature. This proposal aims to decolonize the teaching and production of knowledge in International Relations from the very beginning of the academic journey. In doing so, I contribute to shaping a field of study that is more attuned to global racialized power dynamics and the silenced narratives in the development of International Relations.

Orientador(es)
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO

Coorientador(es)
ANDREA BROWNING GILL

Banca
ISABEL ROCHA DE SIQUEIRA

Banca
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO

Banca
ANDREA BROWNING GILL

Banca
RAFAEL BITTENCOURT RODRIGUES LOPES

Banca
FELIPE CORDEIRO DE ALMEIDA

Banca
CAMILA SANTOS ANDRADE

Catalogação
2025-02-04

Apresentação
2024-09-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69264@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69264@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69264


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF