Título
[en] BEAMS OF COLORS: ESSAYS AND NOTES
Título
[pt] FEIXES DE CORES: ENSAIOS E NOTAS
Título
[es] HACES DE COLORES: ENSAYOS Y NOTAS
Autor
[pt] MARIA CECILIA TOURINO BRANDI
Vocabulário
[pt] MUSICA
Vocabulário
[pt] MICHEL PASTOUREAU
Vocabulário
[pt] CROMATISMO
Vocabulário
[pt] ENSAIO
Vocabulário
[pt] COR
Vocabulário
[pt] CAETANO VELOSO
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[es] MUSICA
Vocabulário
[es] ENSAYO
Vocabulário
[es] COLOR
Vocabulário
[es] LITERATURA
Vocabulário
[en] MUSIC
Vocabulário
[en] MICHEL PASTOUREAU
Vocabulário
[en] CHROMATISM
Vocabulário
[en] ESSAY
Vocabulário
[en] COLOR
Vocabulário
[en] CAETANO VELOSO
Vocabulário
[en] LITERATURE
Resumo
[pt] A pesquisa propõe uma investigação multidimensional sobre as cores e como
elas nos afetam. Cada cor irradia uma série de questões (históricas, simbólicas,
científicas, artísticas, técnicas, políticas etc.) que, discutidas e hibridadas nos
ensaios da tese (separados por cores: verde, azul, amarelo e vermelho), buscam
aguçar as possibilidades de leitura e a sensibilização estético-poética por ela, a cor,
promovidas. Os ensaios realçam a presença da cor na literatura (letra preta sobre
fundo branco), a partir de obras de diferentes escritores, e na música (som),
sobretudo a partir das composições de Caetano Veloso, em que a cor é um elemento
eloquente. Apoiam este trabalho reflexões teóricas sobre a cor, com destaque para
a pesquisa do historiador francês Michel Pastoureau, referência no estudo do
cromatismo e de suas diferentes valências histórico-culturais. Assim, a tese deseja
indagar – não de forma verticalizada ou ligada a um único objeto, mas sim
amalgamando diferentes dimensões da cor, tendo em vista seu caráter ubíquo e
atemporal – como as cores comovem e podem comover. Como nos atravessam,
mesmo quando escritas ou ouvidas. De forma atravessada, apresenta-se também o
diário de criação de canções autorais da própria doutoranda, em que as cores são o
tema central, fomentando-se assim uma discussão cruzada que almeja refletir sobre
estímulos do cromatismo no fazer artístico.
Resumo
[en] This research proposes a multidimensional investigation of colors and howthey affect us. Each color radiates a series of issues (historical, symbolic, scientific,artistic, technical, political, etc.). When discussed and hybridized in the thesis essays (divided by color: green, blue, yellow, and red), these issues seek to sharpenthe possible readings and the esthetic-poetic awareness promoted by the color. The essays highlight the presence of color in literature (black letters on whitebackground), based on works of different authors, and in music (sound), especially based on Caetano Veloso s songs, in which color is an eloquent element. The workis founded on theoretical reflections on color, focusing on the research of French historian Michel Pastoureau, a reference in the study of chromatism and its different historical and cultural valences. Thus, the thesis sets out to investigate – not vertically or linked to any single object, but rather merging different dimensions ofcolor, considering its ubiquitous and timeless character – how colors touch and can touch people; how they affect us, even when they re written or heard. The work includes a diary in which the author discusses her own songwriting process. Themain theme of her songs are the colors, so that the diary presents a crosswise discussion of chromatic s in art making.
Resumo
[es] La investigación propone una mirada multidimensional sobre los colores ycómo nos afectan. Cada color irradia una serie de cuestiones (históricas, simbólicas,científicas, artísticas, técnicas, políticas, etc.) que, al ser sometidas a discusión ehibridadas en los ensayos de la tesis (separados por colores: verde, azul, amarillo yrojo), buscan agudizar las posibilidades de lectura y la sensibilización estético-poética que promueven. Los ensayos destacan la presencia del color en la literatura(letra negra sobre fondo blanco), partiendo de obras de diferentes escritores, y en lamúsica (sonido), sobre todo a partir de las canciones de Caetano Veloso, en las queel color es un elemento elocuente. Reflexiones teóricas sobre el color apoyan este trabajo, y se enfatizan las investigaciones del historiador francés Michel Pastoureau, referente en el estudio del cromatismo y sus distintas valencias histórico-culturales. Así, la tesis desea investigar – no de manera vertical o vinculada a uno sólo objeto, sino fusionando diferentes dimensiones del color, teniendo en cuenta su carácter ubicuo y atemporal – cómo los colores conmueveny pueden conmover. Cómo nos atraviesan, incluso cuando se escriben o se escuchan. De manera transversal, se presenta también el diario de creación de canciones autorales de la doctoranda, en las que los colores son el tema central. Asíse propicia una discusión cruzada que busca reflexionar sobre los estímulos del cromatismo en el hacer artístico.
Orientador(es)
ROSANA KOHL BINES
Banca
ROSANA KOHL BINES
Banca
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
Banca
LEILA MARIA BRASIL DANZIGER
Banca
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
LUIZA FERREIRA DE SOUZA LEITE
Catalogação
2025-02-03
Apresentação
2023-09-29
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69234@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69234@2
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69234@4
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69234
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF