Título
[pt] A INTERAÇÃO DE USUÁRIOS COM DIFERENTES CANAIS DE COMPRA PARA ITENS DE MERCADO NO CONTEXTO DO PÓS-COVID-19
Título
[en] THE USER INTERACTION WITH DIFFERENT PURCHASING CHANNELS FOR GROCERY ITEMS IN THE POST-COVID-19 CONTEXT
Autor
[pt] LOUISE HAMOND REGUA MANGIA
Vocabulário
[pt] CONSUMIDOR
Vocabulário
[pt] MAPA DA JORNADA
Vocabulário
[pt] MERCADO
Vocabulário
[pt] COVID-19
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA DE COMPRA
Vocabulário
[en] CONSUMER
Vocabulário
[en] JOURNEY MAP
Vocabulário
[en] MARKET
Vocabulário
[en] COVID-19
Vocabulário
[en] CUSTOMER EXPERIENCE
Resumo
[pt] O uso de tecnologias digitais na COVID-19 impactou a vida de consumidores e de
negócios, especialmente, no nicho de itens de supermercado. Com a retomada do comércio
presencial, os consumidores se tornaram mais exigentes na sua jornada de compra,
incorporando novos canais e pontos de contato. Esse cenário tem sido abordado
mundialmente, contudo, no Brasil, essa discussão é limitada. Mapear e compreender os
usuários e suas interações com os diferentes canais de compra de itens de mercado é
fundamental para compreender jornadas e propor melhorias nosserviços. Neste estudo foi
aplicado um questionário com uma amostra de participantes brasileiros adultos, e uma
entrevista semiestruturada online para 17 participantes. Os resultados do questionário
identificaram três grupos de consumidores: exclusivamente presenciais (59 por cento), híbridos
(39 por cento) e exclusivamente online (2 por cento). A entrevista com os representantes do grupo híbrido,
permitiu identificar quatro perfis de compradores desse nicho, caracterizando as personas:
comprador conveniente, caçador de oportunidade, seletivo e explorador de experiência.
Mapas de jornadas identificaram os fluxos de compras das personas. Os resultados
mostraram que os usuários ainda preferem o formato de compra presencial apesar de ter
sido observada adesão aos canais digitais. A experiência de compra digital revelou a
existência de lacunas quanto a usabilidade, otimização de canais de atendimento, e quanto
ao processo de seleção e transporte de perecíveis. Esses resultados revelam que esses
pontos ainda são críticos na jornada dos usuários para a aquisição de itens de mercado,
requerendo soluções no campo do design para a eficiência dos serviços, satisfação e
fidelização dos consumidores brasileiros.
Resumo
[en] The use of digital technologies during COVID-19 has impacted the lives of
consumers and businesses, especially in the grocery items niche. With the resumption of
in-person commerce, consumers have become more demanding in their purchasing
journey, incorporating new channels and touchpoints. This scenario has been addressed
worldwide, however, in Brazil, this discussion is limited. Mapping and understanding users
and their interactions with the different purchasing channels for grocery items is essential
to understand journeys and propose improvements to these services. In this study, an online
questionnaire was applied to a sample of adult Brazilian participants, and a semi-structured
interview were applied to 17 participants. The questionnaire results identified three groups
of consumers: exclusively in-person (59 percent), hybrid (39 percent) and exclusively online (2 percent).
The interview with the representatives of the hybrid group allowed us to identify four
profiles of consumers in this niche, characterizing the following personas: convenient
buyer, opportunity hunter, selective and experience explorer. Journey maps identified the
personas’ purchasing flows. The results showed that users still prefer the in-person
purchasing format despite the adoption of digital channels. The digital purchasing
experience revealed the existence of gaps regarding usability, optimization of service
channels, and the process of selecting and transporting perishables. These results reveal
that these points are still critical in the users journey to acquire grocery items, requiring
solutions in the field of design for the efficiency of services, satisfaction, and loyalty of
Brazilian consumers.
Orientador(es)
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA
Coorientador(es)
CINTHIA SIGNORELLI RUIZ SANTAMARIA
Banca
MARCELO FERNANDES PEREIRA
Banca
ROBSON LUIS GOMES DOS SANTOS
Banca
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA
Banca
CINTHIA SIGNORELLI RUIZ SANTAMARIA
Catalogação
2025-02-03
Apresentação
2024-04-08
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69231@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69231@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69231
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF