Título
[pt] MATEMÁTICA E EMPREENDEDORISMO
Título
[en] MATHEMATICS AND ENTREPRENEURSHIP
Autor
[pt] CAMILA GUIMARAES JESUINO DE PAULA
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO
Vocabulário
[pt] PROJETO
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Vocabulário
[en] ENTERPRENEURSHIP
Vocabulário
[en] PROJECT
Resumo
[pt] Contemporaneamente, a formação de muitos alunos no Ensino Básico, em
geral, é insuficiente diante das dificuldades enfrentadas para ingressar no mercado
de trabalho. A proposta de oferecer instruções elementares e tradicionais da
matemática nem sempre atende às necessidades futuras dos alunos.
Compreende-se que é necessária uma melhor preparação, tanto dos alunos quanto
dos professores, no que se refere à atividade de ensino. Este trabalho tem como
objetivo apresentar, de forma concisa e discursiva, o projeto de Educação
Empreendedora e destacar suas possíveis contribuições para a Educação nos dias
atuais, mais particularmente nas aulas de matemática. Há uma necessidade de uma
formação educacional, básica e inicial, com o intuito de preparar esses estudantes
que, no futuro, buscarão seu espaço no mercado de trabalho. Essa abordagem
empreendedora nas aulas de matemática, por sua vez, pode oferecer uma gama de
oportunidades e habilidades diversas, como, por exemplo, o trabalho em equipe, a
capacidade de resolver conflitos com sagacidade e a apresentação de
situações-problema relacionados a uma empresa, assim como seus termos
específicos.
Resumo
[en] Currently, the education provided to students in Basic Education is
generally insufficient when considering the challenges they face in entering the
job market. The approach of offering elementary and traditional mathematics
instruction does not meet the future needs of students. It is understood that better
preparation is necessary for both students and teachers in regard to the teaching
activity. This work aims to present, in a concise and discursive manner, the
Entrepreneurial Education project and highlight its potential contributions to
education today, particularly in mathematics classes. There is a need for a basic
and initial educational formation with the aim of preparing these students who, in
the future, will seek their place in the job market. This entrepreneurial approach in
mathematics classes, in turn, can offer a range of opportunities and diverse skills,
such as teamwork, the ability to resolve conflicts with sagacity, and the
presentation of problem-solving situations related to a company, as well as its
specific terms.
Orientador(es)
TATIANA FERNANDES SODERO
Banca
MARCOS CRAIZER
Banca
CHRISTINE SERTA COSTA
Banca
TATIANA FERNANDES SODERO
Catalogação
2025-01-14
Apresentação
2024-09-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69152@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69152@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69152
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF