Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MATEMÁTICA E EMPREENDEDORISMO

Título
[en] MATHEMATICS AND ENTREPRENEURSHIP

Autor
[pt] CAMILA GUIMARAES JESUINO DE PAULA

Vocabulário
[pt] MATEMATICA

Vocabulário
[pt] EMPREENDEDORISMO

Vocabulário
[pt] PROJETO

Vocabulário
[en] MATHEMATICS

Vocabulário
[en] ENTERPRENEURSHIP

Vocabulário
[en] PROJECT

Resumo
[pt] Contemporaneamente, a formação de muitos alunos no Ensino Básico, em geral, é insuficiente diante das dificuldades enfrentadas para ingressar no mercado de trabalho. A proposta de oferecer instruções elementares e tradicionais da matemática nem sempre atende às necessidades futuras dos alunos. Compreende-se que é necessária uma melhor preparação, tanto dos alunos quanto dos professores, no que se refere à atividade de ensino. Este trabalho tem como objetivo apresentar, de forma concisa e discursiva, o projeto de Educação Empreendedora e destacar suas possíveis contribuições para a Educação nos dias atuais, mais particularmente nas aulas de matemática. Há uma necessidade de uma formação educacional, básica e inicial, com o intuito de preparar esses estudantes que, no futuro, buscarão seu espaço no mercado de trabalho. Essa abordagem empreendedora nas aulas de matemática, por sua vez, pode oferecer uma gama de oportunidades e habilidades diversas, como, por exemplo, o trabalho em equipe, a capacidade de resolver conflitos com sagacidade e a apresentação de situações-problema relacionados a uma empresa, assim como seus termos específicos.

Resumo
[en] Currently, the education provided to students in Basic Education is generally insufficient when considering the challenges they face in entering the job market. The approach of offering elementary and traditional mathematics instruction does not meet the future needs of students. It is understood that better preparation is necessary for both students and teachers in regard to the teaching activity. This work aims to present, in a concise and discursive manner, the Entrepreneurial Education project and highlight its potential contributions to education today, particularly in mathematics classes. There is a need for a basic and initial educational formation with the aim of preparing these students who, in the future, will seek their place in the job market. This entrepreneurial approach in mathematics classes, in turn, can offer a range of opportunities and diverse skills, such as teamwork, the ability to resolve conflicts with sagacity, and the presentation of problem-solving situations related to a company, as well as its specific terms.

Orientador(es)
TATIANA FERNANDES SODERO

Banca
MARCOS CRAIZER

Banca
CHRISTINE SERTA COSTA

Banca
TATIANA FERNANDES SODERO

Catalogação
2025-01-14

Apresentação
2024-09-19

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69152@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69152@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69152


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF