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Título
[pt] MERLEAU-PONTY, DELEUZE E A PINTURA COMO UMA MANEIRA DE PENSAR

Título
[fr] MERLEAU-PONTY, DELEUZE ET LA PEINTURE COMME MODE DE PENSÉE

Autor
[pt] ALEXANDRE BOCCANERA AMATTO

Vocabulário
[pt] PENSAMENTO

Vocabulário
[pt] VISAO

Vocabulário
[pt] PERCEPCAO

Vocabulário
[pt] SENSACAO

Vocabulário
[pt] PINTURA

Vocabulário
[fr] PENSEE

Vocabulário
[fr] VISION

Vocabulário
[fr] PERCEPTION

Vocabulário
[fr] SENSATION

Vocabulário
[fr] PEINTURE

Resumo
[pt] O objetivo da pesquisa é abordar um recorte das obras de Merleau-Ponty e Deleuze em que os filósofos estudam, respectivamente, as pinturas de Paul Cézanne e de Francis Bacon para compreender como esses pintores fazem da pintura uma experiência do pensamento. O trabalho se desenvolve a partir das obras em que os autores aproximam a sua filosofia da arte para pensar a natureza do pensamento, da percepção, da visão, da sensação. Dentre as obras estudadas destacam-se os ensaios de Merleau-Ponty, A dúvida de Cézanne e O olho e o espírito e os livros de Deleuze, Francis Bacon: Lógica da sensação e O que é a Filosofia, esse último escrito em parceria com Félix Guattari. Para obter uma compreensão mais nítida do pensamento estético dos respectivos artistas, também foi considerado como fonte da pesquisa, imagens das telas dos pintores, bem como, depoimentos extraídos das conversas de Cézanne com o poeta Joachim Gasquet e das entrevistas de Bacon concedidas ao crítico de arte, David Sylvester. A pesquisa indica que ambos os filósofos, contrapondo-se ao modo de pensar da tradição filosófica, buscam na criação artística alternativas para liberar as potências do pensamento. Enquanto Merleau-Ponty procura conceber a percepção, a visão e o pensamento como experiências que nascem do contato com as coisas e o mundo, Deleuze, por sua vez, quer legitimar um modo de pensar que, forçado por um devir intensivo da sensação, se lança na aventura da criação.

Resumo
[fr] L objectif de la recherche est d aborder une partie des œuvres de Merleau-Ponty et Deleuze dans laquelle les philosophes étudient respectivement les peintures de Paul Cézanne et Francis de Bacon pour comprendre comment ces peintres font de la peinture une expérience de pensée. L ouvrage est basé sur des œuvres dans lesquelles les auteurs rapprochent leur philosophie de l art afin de réfléchir à la nature de la pensée, de la perception, de la vision et de la sensation. Parmi les ouvres étudiées, on peut citer les essais de Merleau-Ponty, Le doute de Cézanne et L oeil et l esprit et les livres de Deleuze, Francis Bacon : Logique de la sensation et Qu est-ce que la philosophie ? Ce dernier a été écrit en partenariat avec Félix Guattari. Afin de mieux comprendre la pensée esthétique des artistes étudiés, des images des toiles des peintres ont également été considérées comme source de recherche, ainsi que des propos tirés des conversations de Cézanne avec le poète Joachim Gasquet et des interviews de Bacon accordées au critique d art David Sylvester. La recherche indique que les deux philosophes, en opposition au mode de pensée de la tradition philosophique, cherchent dans la création artistique des alternatives pour libérer les pouvoirs de la pensée. Alors que Merleau-Ponty cherche à concevoir la perception, la vision et la pensée comme des expériences qui naissent du contact avec les choses et le monde, Deleuze, quant à lui, veut légitimer une pensée qui, contrainte par un devenir intensif de la sensation, se jette dans l aventure de la création.

Orientador(es)
PEDRO DUARTE DE ANDRADE

Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA

Banca
PEDRO DUARTE DE ANDRADE

Banca
OVIDIO DE ABREU FILHO

Catalogação
2025-01-07

Apresentação
2024-09-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69009@1

Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69009@3

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69009


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