Título
[pt] MERLEAU-PONTY, DELEUZE E A PINTURA COMO UMA MANEIRA DE PENSAR
Título
[fr] MERLEAU-PONTY, DELEUZE ET LA PEINTURE COMME MODE DE PENSÉE
Autor
[pt] ALEXANDRE BOCCANERA AMATTO
Vocabulário
[pt] PENSAMENTO
Vocabulário
[pt] VISAO
Vocabulário
[pt] PERCEPCAO
Vocabulário
[pt] SENSACAO
Vocabulário
[pt] PINTURA
Vocabulário
[fr] PENSEE
Vocabulário
[fr] VISION
Vocabulário
[fr] PERCEPTION
Vocabulário
[fr] SENSATION
Vocabulário
[fr] PEINTURE
Resumo
[pt] O objetivo da pesquisa é abordar um recorte das obras de Merleau-Ponty e Deleuze
em que os filósofos estudam, respectivamente, as pinturas de Paul Cézanne e de
Francis Bacon para compreender como esses pintores fazem da pintura uma
experiência do pensamento. O trabalho se desenvolve a partir das obras em que os
autores aproximam a sua filosofia da arte para pensar a natureza do pensamento, da
percepção, da visão, da sensação. Dentre as obras estudadas destacam-se os ensaios
de Merleau-Ponty, A dúvida de Cézanne e O olho e o espírito e os livros de Deleuze,
Francis Bacon: Lógica da sensação e O que é a Filosofia, esse último escrito em
parceria com Félix Guattari. Para obter uma compreensão mais nítida do
pensamento estético dos respectivos artistas, também foi considerado como fonte
da pesquisa, imagens das telas dos pintores, bem como, depoimentos extraídos das
conversas de Cézanne com o poeta Joachim Gasquet e das entrevistas de Bacon
concedidas ao crítico de arte, David Sylvester. A pesquisa indica que ambos os
filósofos, contrapondo-se ao modo de pensar da tradição filosófica, buscam na
criação artística alternativas para liberar as potências do pensamento. Enquanto
Merleau-Ponty procura conceber a percepção, a visão e o pensamento como
experiências que nascem do contato com as coisas e o mundo, Deleuze, por sua vez,
quer legitimar um modo de pensar que, forçado por um devir intensivo da sensação,
se lança na aventura da criação.
Resumo
[fr] L objectif de la recherche est d aborder une partie des œuvres de Merleau-Ponty et
Deleuze dans laquelle les philosophes étudient respectivement les peintures de Paul
Cézanne et Francis de Bacon pour comprendre comment ces peintres font de la
peinture une expérience de pensée. L ouvrage est basé sur des œuvres dans
lesquelles les auteurs rapprochent leur philosophie de l art afin de réfléchir à la
nature de la pensée, de la perception, de la vision et de la sensation. Parmi les
ouvres étudiées, on peut citer les essais de Merleau-Ponty, Le doute de Cézanne et
L oeil et l esprit et les livres de Deleuze, Francis Bacon : Logique de la sensation
et Qu est-ce que la philosophie ? Ce dernier a été écrit en partenariat avec Félix
Guattari. Afin de mieux comprendre la pensée esthétique des artistes étudiés, des
images des toiles des peintres ont également été considérées comme source de
recherche, ainsi que des propos tirés des conversations de Cézanne avec le poète
Joachim Gasquet et des interviews de Bacon accordées au critique d art David
Sylvester. La recherche indique que les deux philosophes, en opposition au mode
de pensée de la tradition philosophique, cherchent dans la création artistique des
alternatives pour libérer les pouvoirs de la pensée. Alors que Merleau-Ponty
cherche à concevoir la perception, la vision et la pensée comme des expériences qui
naissent du contact avec les choses et le monde, Deleuze, quant à lui, veut légitimer
une pensée qui, contrainte par un devenir intensif de la sensation, se jette dans
l aventure de la création.
Orientador(es)
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
Banca
PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Banca
OVIDIO DE ABREU FILHO
Catalogação
2025-01-07
Apresentação
2024-09-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69009@1
Referência [fr]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69009@3
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69009
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