Título
[pt] DIAGNÓSTICO DE AUTISMO NA IDADE ADULTA: O ANTES E O DEPOIS
Título
[en] RECEIVING AN AUTISM DIAGNOSIS IN ADULTHOOD: BEFORE AND AFTER
Autor
[pt] CARLA GRUBER GIKOVATE
Vocabulário
[pt] AUTISMO
Vocabulário
[pt] DIAGNOSTICO TARDIO
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE
Vocabulário
[pt] SENTIMENTO
Vocabulário
[en] AUTISM
Vocabulário
[en] LATE DIAGNOSTICS
Vocabulário
[en] IDENTITY
Vocabulário
[en] FEELING
Resumo
[pt] Esta tese teve como objetivo conhecer a experiência de vida e os
sentimentos de pessoas adultas que tiveram conhecimento do seu diagnóstico de
autismo após 18 anos de idade. Foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual 12
autistas foram entrevistados. Os resultados foram analisados de acordo com o
método de análise de conteúdo, na sua vertente categorial. A partir da análise do
material, emergiram cinco categorias relacionadas aos relatos de vida: dificuldade
social como o ponto central; questões sensoriais; dificuldade de linguagem e a
ingenuidade; rigidez/comportamento repetitivos; facilidades/vantagens que o
autismo trouxe e sete categorias relacionadas aos sentimentos e mudanças após
receber o diagnóstico: alexitimia; alívio; revisitação do passado; autocompaixão;
direitos adquiridos; identidade pessoal; identidade social. Os dados desta
investigação formam organizados e detalhados em quatro artigos. O primeiro
deles, Autismo em adultos: relatos de vida após um diagnóstico tardio, explorou
relatos de vida, presentes e passados, deste grupo de pessoas, e observou-se que
são frequentes as experiências dolorosas relacionadas às dificuldades sociais,
sensoriais e de linguagem. O segundo, Autismo em adultos: sentimentos e
mudanças após o diagnóstico tardio, investigou os sentimentos e o que mudou na
vida dos entrevistados após o diagnóstico, verificando-se o alívio como algo
muito frequente, seguido por um entendimento do passado e um aumento do
respeito pelas próprias peculiaridades e escolhas. O terceiro artigo, Afinal, sou
autista ou tenho autismo?: a identidade em foco, buscou entender como estes
adultos veem o seu autismo, o impacto do diagnóstico na construção da sua
identidade pessoal e social. Os resultados sugeriram que é comum a percepção do
autismo como algo inseparável da identidade da pessoa, apesar de muitas vezes
existir dúvida sobre comunicar socialmente o diagnóstico. Por fim, o quarto e
último artigo, Neurodiversidade: um novo diagnóstico?, apresentou uma revisão
e reflexão sobre o que é a neurodiversidade, se este termo pode ser usado como
um diagnóstico médico e como este movimento se relaciona com os diferentes
modelos de deficiência.
Resumo
[en] The aim of this thesis was to understand the life experience and feelings of
adults who became aware of their autism diagnosis after 18 years of age. A
qualitative research was conducted in which 12 autistic people were interviewed.
The results were analyzed according to the content analysis method, using a
categorical approach. From the analysis of the material, five categories related to
life experience emerged (social difficulties as the main point; sensory issues;
language difficulties and naivety; rigidity/repetitive behavior; facilities/advantages
that autism brought) and seven categories related to feelings and changes after
receiving the diagnosis (alexithymia; relief; revisiting the past; self-compassion;
acquired rights, personal identity; social identity). The data from this investigation
is organized and detailed in four articles. The first of them, Autism in adults: life
experiences after a late diagnosis, explored life narratives, present and past, of this
group of people, and it was observed that painful experiences related to social,
sensory and language difficulties are common. The second, Autism in adults:
feelings and changes after late diagnosis, investigated the feelings and what
changed in the lives of those interviewed after the diagnosis, obtaining as a result
that relief is a very common sentiment, followed by an understanding of the past
and an increase in self-respect. The third article, After all, am I autistic or do I
have autism?: identity in focus, sought to understand how this group of adults see
their autism, the impact of the diagnosis on the construction of their personal and
social identity. The results suggested that it is common to perceive autism as
something inseparable from the person s identity, although there is often doubt
about communicating the diagnosis socially. Finally, the fourth and final article,
Neurodiversity: a new diagnosis?, presented a review and reflection on what
neurodiversity is, whether it can be used as a medical diagnosis and how this
movement relates to different models of disability.
Orientador(es)
TEREZINHA FERES CARNEIRO
Banca
REBECA NONATO MACHADO
Banca
TEREZINHA FERES CARNEIRO
Banca
ANDREA SEIXAS MAGALHAES
Banca
RENATA MOUSINHO PEREIRA DA SILVA
Banca
HELOISA VISCAINO FERNANDES SOUZA PEREIRA
Catalogação
2025-01-07
Apresentação
2024-10-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69007@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69007@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69007
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF