Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INFANT AND DEVELOPING CHILD MONITORING QUESTIONNAIRE (ABCD): CONTENT VALIDITY AND FEASIBILITY

Título
[pt] QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO BEBÊ E DA CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO (ABCD): VALIDADE DE CONTEÚDO E VIABILIDADE

Autor
[pt] FLAVIA MONTEIRO PEREIRA

Vocabulário
[pt] PSICOMETRIA

Vocabulário
[pt] M-SAUDE

Vocabulário
[pt] VIGILANCIA

Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Vocabulário
[en] PSYCHOMETRIC

Vocabulário
[en] M-HEALTH

Vocabulário
[en] SURVAILLANCE

Vocabulário
[en] CHILD DEVELOPMENT

Resumo
[pt] A vigilância e o rastreio do desenvolvimento infantil são essenciais para identificar atrasos e promover intervenções precoces, garantindo o desenvolvimento saudável das crianças. A crescente disponibilidade de tecnologias m-health oferece novas possibilidades para estes processos. O estudo de doutorado intitulado Questionário de acompanhamento do bebê e da criança em desenvolvimento: validade de conteúdo e viabilidade aborda estas questões, investigando a construção teórica e a implementação prática de uma nova ferramenta de rastreio. Objetivos dos estudos: (1) Investigar as bases teóricas para a construção de instrumentos multidimensionais de vigilância, rastreio e diagnóstico do atraso do desenvolvimento infantil, verificando o modelo teórico mais prevalente e contrapondo-o ao modelo biopsicossocial; (2) Apresentar o processo de construção e as evidências preliminares de conteúdo do Questionário de acompanhamento do bebê e da criança em desenvolvimento (ABCD), visando o acompanhamento e atraso do desenvolvimento em crianças de 2 meses a 5 anos; (3) Descrever as etapas de construção e validade de conteúdo do questionário e construção e viabilidade do software; (4) Avaliar as evidências iniciais de viabilidade do questionário ABCD em formato m-health. Metodologia: (1) Foi realizada uma revisão de literatura utilizando as bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, seguindo as recomendações do PRISMA. Foram selecionados vinte instrumentos divididos em seis modelos teóricos: maturacional, cognitivista, comportamental, neurológico, neuropsicológico e biopsicossocial; (2) A coleta de dados envolveu 19 profissionais especialista e quatro etapas: revisão bibliográfica, análise de juízes, adaptação semântica. Iniciou-se com 2906 itens com recomendação de redução para 1198 para estudos futuros; (3): Participaram 40 profissionais das áreas da educação, saúde e tecnologia. As etapas incluíram revisão bibliográfica, análise de juízes, adaptação semântica por especialistas, identificação das necessidades do usuário, design de solução, construção de protótipo e testes; (4) A coleta de dados foi realizada com 179 cuidadores de crianças entre 2 meses e 5 anos, de forma remota e presencial em 2023 e 2024. Os participantes tinham acesso à internet e smartphones; Resultados: (1) O modelo maturacional foi o mais prevalente e compatível com o modelo biopsicossocial, destacando a necessidade de inovação teórica; (2): O questionário ABCD apresentou evidências preliminares de validade de conteúdo com potencial promissor como aplicativo móvel para o acompanhamento do desenvolvimento infantil no Brasil; (3) : o questionário ABCD em formato de web-app apresentou evidências de validade de conteúdo e viabilidade, recomendando-se a integração da metodologia de design thinking no desenvolvimento de ferramentas m-health; (4) A ferramenta em formato m-health foi altamente aceita, com 82 por cento dos participantes classificando a experiência como satisfatória ou muito satisfatória. Indicadores de demanda, implementação, praticidade, adaptação, integração, expansão e eficácia limitada formam observados. Conclusão: Os estudos destacam a importância de bases teóricas e inovação na criação de instrumentos para o rastreio do desenvolvimento infantil. O web-app ABCD mostra-se uma ferramenta promissora com alta aceitação e viabilidade prática. A utilização de tecnologias m-health pode ser um caminho eficaz para aprimora o acompanhamento do desenvolvimento infantil, especialmente em países em desenvolvimento.

Resumo
[en] Surveillance and screening of child development are crucial to identify delays and promote early interventions, ensuring the healthy development in children. The growing availability of m-health technologies offers new possibilities for these processes. The doctoral study titled Infant and Developing Child Monitoring Questionnaire (ABCD): content validity and feasibility addresses these issues by investigating the theoretical construction and practical implementation of a new screening tool. Objectives of the studies: (1) Investigate the theoretical foundations for the constructing multidimensional instruments for surveillance, screening and diagnosis of child development delay, verifying the most prevalent theoretical model and contrasting it with the biopsychosocial model; (2) Present the construction process and preliminary content validity of the Infant and Developing Child Monitoring Questionnaire (ABCD), aiming to monitor and screen for developmental delays in children aged 2 months to 5 years; (3) Describe the construction stages and content validity of the questionnaire and evaluate development and feasibility of the software; (4) Assess the initial feasibility evidence of the ABCD questionnaire. Methodology: (1) A literature review was conducted using the Medline, Lilacs and Scielo databases, following PRISMA recommendations. Twenty instruments were selected and categorized into six theoretical models: maturational, cognitive, behavioral, neurological, neuropsychological and biopsychosocial; (2) Data collection involved 19 specialist professionals and four stages: bibliographic review, judge analysis, semantic adaptation. The initial pool of 2906 items were reduced to 1198 for future studies; (3): Forty professionals from education, health and technology participated. Stages included literature review, item analysis by judges, semantic adaptation by specialists, user needs identification, solution design, prototype construction, and testing. (4) Data collection was conducted with 179 caregivers of children aged 2 months to 5 years old, both remotely and in-person in 2023 and 2024. Participants had access to the internet and smartphones; Results: (1) The maturational model was the most prevalent and compatible with the biopsychosocial model, underscoring the need for theoretical innovation; (2): The ABCD questionnaire demonstrated preliminary evidence of content validity with promising potential as a mobile app for monitoring child development in Brazil; (3) The ABCD scale in web-app format provided evidence of content validity and feasibility, recommending the integration of the design thinking methodology in the development of m-health tools; (4) The m-health format tool was highly accepted, with 82 percent of participants rating the experience as satisfactory or very satisfactory. Positive indicators of demand, implementation, practicality, adaptation, integration, expansion and limited effectiveness were observed. Conclusion: The studies highlight the importance of solid theoretical foundations and innovation in creating instruments for child development screening. The ABCD web-app emerges as promising tool with high acceptance and practical feasibility. Utilizing m-health technologies can be an effective approach to enhance monitoring of child development, especially in developing countries.

Orientador(es)
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ

Banca
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ

Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN

Banca
LEONARDO FERNANDES MARTINS

Banca
DANIEL FATORI DE SA

Banca
DENISE RUSCHEL BANDEIRA

Catalogação
2025-01-06

Apresentação
2024-09-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68996@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68996@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68996


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF