Título
[en] INFANT AND DEVELOPING CHILD MONITORING QUESTIONNAIRE (ABCD): CONTENT VALIDITY AND FEASIBILITY
Título
[pt] QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO BEBÊ E DA CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO (ABCD): VALIDADE DE CONTEÚDO E VIABILIDADE
Autor
[pt] FLAVIA MONTEIRO PEREIRA
Vocabulário
[pt] PSICOMETRIA
Vocabulário
[pt] M-SAUDE
Vocabulário
[pt] VIGILANCIA
Vocabulário
[pt] DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Vocabulário
[en] PSYCHOMETRIC
Vocabulário
[en] M-HEALTH
Vocabulário
[en] SURVAILLANCE
Vocabulário
[en] CHILD DEVELOPMENT
Resumo
[pt] A vigilância e o rastreio do desenvolvimento infantil são essenciais para identificar
atrasos e promover intervenções precoces, garantindo o desenvolvimento saudável das
crianças. A crescente disponibilidade de tecnologias m-health oferece novas possibilidades
para estes processos. O estudo de doutorado intitulado Questionário de acompanhamento
do bebê e da criança em desenvolvimento: validade de conteúdo e viabilidade aborda estas
questões, investigando a construção teórica e a implementação prática de uma nova
ferramenta de rastreio. Objetivos dos estudos: (1) Investigar as bases teóricas para a
construção de instrumentos multidimensionais de vigilância, rastreio e diagnóstico do
atraso do desenvolvimento infantil, verificando o modelo teórico mais prevalente e
contrapondo-o ao modelo biopsicossocial; (2) Apresentar o processo de construção e as
evidências preliminares de conteúdo do Questionário de acompanhamento do bebê e da
criança em desenvolvimento (ABCD), visando o acompanhamento e atraso do
desenvolvimento em crianças de 2 meses a 5 anos; (3) Descrever as etapas de construção e
validade de conteúdo do questionário e construção e viabilidade do software; (4) Avaliar
as evidências iniciais de viabilidade do questionário ABCD em formato m-health.
Metodologia: (1) Foi realizada uma revisão de literatura utilizando as bases de dados
Medline, Lilacs e Scielo, seguindo as recomendações do PRISMA. Foram selecionados
vinte instrumentos divididos em seis modelos teóricos: maturacional, cognitivista,
comportamental, neurológico, neuropsicológico e biopsicossocial; (2) A coleta de dados
envolveu 19 profissionais especialista e quatro etapas: revisão bibliográfica, análise de
juízes, adaptação semântica. Iniciou-se com 2906 itens com recomendação de redução para
1198 para estudos futuros; (3): Participaram 40 profissionais das áreas da educação, saúde
e tecnologia. As etapas incluíram revisão bibliográfica, análise de juízes, adaptação
semântica por especialistas, identificação das necessidades do usuário, design de solução,
construção de protótipo e testes; (4) A coleta de dados foi realizada com 179 cuidadores de
crianças entre 2 meses e 5 anos, de forma remota e presencial em 2023 e 2024. Os
participantes tinham acesso à internet e smartphones; Resultados: (1) O modelo
maturacional foi o mais prevalente e compatível com o modelo biopsicossocial, destacando
a necessidade de inovação teórica; (2): O questionário ABCD apresentou evidências
preliminares de validade de conteúdo com potencial promissor como aplicativo móvel para
o acompanhamento do desenvolvimento infantil no Brasil; (3) : o questionário ABCD em
formato de web-app apresentou evidências de validade de conteúdo e viabilidade,
recomendando-se a integração da metodologia de design thinking no desenvolvimento de
ferramentas m-health; (4) A ferramenta em formato m-health foi altamente aceita, com
82 por cento dos participantes classificando a experiência como satisfatória ou muito satisfatória.
Indicadores de demanda, implementação, praticidade, adaptação, integração, expansão e
eficácia limitada formam observados. Conclusão: Os estudos destacam a importância de
bases teóricas e inovação na criação de instrumentos para o rastreio do desenvolvimento
infantil. O web-app ABCD mostra-se uma ferramenta promissora com alta aceitação e
viabilidade prática. A utilização de tecnologias m-health pode ser um caminho eficaz para
aprimora o acompanhamento do desenvolvimento infantil, especialmente em países em
desenvolvimento.
Resumo
[en] Surveillance and screening of child development are crucial to identify delays and
promote early interventions, ensuring the healthy development in children. The growing
availability of m-health technologies offers new possibilities for these processes. The
doctoral study titled Infant and Developing Child Monitoring Questionnaire (ABCD):
content validity and feasibility addresses these issues by investigating the theoretical
construction and practical implementation of a new screening tool. Objectives of the
studies: (1) Investigate the theoretical foundations for the constructing multidimensional
instruments for surveillance, screening and diagnosis of child development delay, verifying
the most prevalent theoretical model and contrasting it with the biopsychosocial model; (2)
Present the construction process and preliminary content validity of the Infant and
Developing Child Monitoring Questionnaire (ABCD), aiming to monitor and screen for
developmental delays in children aged 2 months to 5 years; (3) Describe the construction
stages and content validity of the questionnaire and evaluate development and feasibility
of the software; (4) Assess the initial feasibility evidence of the ABCD questionnaire.
Methodology: (1) A literature review was conducted using the Medline, Lilacs and Scielo
databases, following PRISMA recommendations. Twenty instruments were selected and
categorized into six theoretical models: maturational, cognitive, behavioral, neurological,
neuropsychological and biopsychosocial; (2) Data collection involved 19 specialist
professionals and four stages: bibliographic review, judge analysis, semantic adaptation.
The initial pool of 2906 items were reduced to 1198 for future studies; (3): Forty
professionals from education, health and technology participated. Stages included literature
review, item analysis by judges, semantic adaptation by specialists, user needs
identification, solution design, prototype construction, and testing. (4) Data collection was
conducted with 179 caregivers of children aged 2 months to 5 years old, both remotely and
in-person in 2023 and 2024. Participants had access to the internet and smartphones;
Results: (1) The maturational model was the most prevalent and compatible with the
biopsychosocial model, underscoring the need for theoretical innovation; (2): The ABCD
questionnaire demonstrated preliminary evidence of content validity with promising
potential as a mobile app for monitoring child development in Brazil; (3) The ABCD scale
in web-app format provided evidence of content validity and feasibility, recommending the
integration of the design thinking methodology in the development of m-health tools; (4)
The m-health format tool was highly accepted, with 82 percent of participants rating the
experience as satisfactory or very satisfactory. Positive indicators of demand,
implementation, practicality, adaptation, integration, expansion and limited effectiveness
were observed. Conclusion: The studies highlight the importance of solid theoretical
foundations and innovation in creating instruments for child development screening. The
ABCD web-app emerges as promising tool with high acceptance and practical feasibility.
Utilizing m-health technologies can be an effective approach to enhance monitoring of
child development, especially in developing countries.
Orientador(es)
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
Banca
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ
Banca
HELENICE CHARCHAT FICHMAN
Banca
LEONARDO FERNANDES MARTINS
Banca
DANIEL FATORI DE SA
Banca
DENISE RUSCHEL BANDEIRA
Catalogação
2025-01-06
Apresentação
2024-09-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68996@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68996@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68996
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