Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] APRENDER O CARNAVAL: MELHORANDO A EXPERIÊNCIA DO PÚBLICO POR MEIO DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Título
[en] LEARNING CARNIVAL: ENHANCING THE AUDIENCE EXPERIENCE THROUGH EDUCATION AND COMMUNICATION

Autor
[pt] CAIQUE AZEVEDO DE ANDRADE

Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] COMUNICACAO

Vocabulário
[pt] CARNAVAL

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE

Vocabulário
[en] EXPERIENCE

Vocabulário
[en] COMMUNICATION

Vocabulário
[en] CARNIVAL

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] Este estudo investigou como a educação do público pode aprimorar a experiência nos desfiles do Grupo Especial na Sapucaí. O objetivo principal foi compreender como práticas de comunicação podem facilitar o aprendizado do público, tornando sua vivência mais significativa e envolvente. A pesquisa baseou-se em 10 entrevistas com indivíduos que já participaram ou têm interesse em assistir ao Carnaval na Sapucaí.Os resultados evidenciaram lacunas importantes nas estratégias atuais de comunicação, indicando a necessidade de abordagens mais eficazes para estabelecer conexões mais relevantes. O estudo também identificou oportunidades para aprimorar a interação com o público, promovendo maior engajamento e uma compreensão mais profunda do evento.Uma comunicação mais efetiva tem o potencial de beneficiar gestores do Carnaval, escolas de samba e empresas envolvidas, ao fortalecer os vínculos com novos públicos e renovar o interesse pelo espetáculo. Além disso, o trabalho ressalta a importância de otimizar essa relação para amplificar o conhecimento e a valorização do Carnaval, consolidado como um dos maiores patrimônios culturais e imateriais do Brasil. Assim, espera-se garantir que sua riqueza seja plenamente apreciada por uma audiência diversa.

Resumo
[en] This study explored how public education can enhance the experience of attending the Special Group parades at Sapucaí. The primary objective was to examine how communication strategies can facilitate public learning, making the experience more meaningful and engaging. The research involved 10 interviews with individuals who have either participated in or expressed interest in attending Carnival at Sapucaí. The findings revealed significant gaps in current communication practices, highlighting the need for more effective strategies to establish relevant connections with the audience. The study also identified opportunities to improve public engagement, fostering deeper interaction and understanding of the event. Enhanced communication strategies have the potential to benefit Carnival organizers, samba schools, and partner companies by attracting new audiences and revitalizing interest in the spectacle. Additionally, the study emphasizes the importance of strengthening this relationship to amplify public knowledge and appreciation of Carnival, celebrated as one of Brazils most iconic cultural and intangible heritage assets. This approach aims to ensure that its richness is fully recognized and cherished by a diverse audience.

Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA

Catalogação
2025-01-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68977@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68977@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68977


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF