Título
[pt] APRENDER O CARNAVAL: MELHORANDO A EXPERIÊNCIA DO PÚBLICO POR MEIO DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Título
[en] LEARNING CARNIVAL: ENHANCING THE AUDIENCE EXPERIENCE THROUGH EDUCATION AND COMMUNICATION
Autor
[pt] CAIQUE AZEVEDO DE ANDRADE
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO
Vocabulário
[pt] CARNAVAL
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Vocabulário
[en] EXPERIENCE
Vocabulário
[en] COMMUNICATION
Vocabulário
[en] CARNIVAL
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] Este estudo investigou como a educação do público pode aprimorar a
experiência nos desfiles do Grupo Especial na Sapucaí. O objetivo principal foi
compreender como práticas de comunicação podem facilitar o aprendizado do
público, tornando sua vivência mais significativa e envolvente. A pesquisa
baseou-se em 10 entrevistas com indivíduos que já participaram ou têm
interesse em assistir ao Carnaval na Sapucaí.Os resultados evidenciaram
lacunas importantes nas estratégias atuais de comunicação, indicando a
necessidade de abordagens mais eficazes para estabelecer conexões mais
relevantes. O estudo também identificou oportunidades para aprimorar a
interação com o público, promovendo maior engajamento e uma compreensão
mais profunda do evento.Uma comunicação mais efetiva tem o potencial de
beneficiar gestores do Carnaval, escolas de samba e empresas envolvidas, ao
fortalecer os vínculos com novos públicos e renovar o interesse pelo espetáculo.
Além disso, o trabalho ressalta a importância de otimizar essa relação para
amplificar o conhecimento e a valorização do Carnaval, consolidado como um
dos maiores patrimônios culturais e imateriais do Brasil. Assim, espera-se
garantir que sua riqueza seja plenamente apreciada por uma audiência diversa.
Resumo
[en] This study explored how public education can enhance the experience of
attending the Special Group parades at Sapucaí. The primary objective was to
examine how communication strategies can facilitate public learning, making the
experience more meaningful and engaging. The research involved 10 interviews
with individuals who have either participated in or expressed interest in attending
Carnival at Sapucaí. The findings revealed significant gaps in current
communication practices, highlighting the need for more effective strategies to
establish relevant connections with the audience. The study also identified
opportunities to improve public engagement, fostering deeper interaction and
understanding of the event. Enhanced communication strategies have the
potential to benefit Carnival organizers, samba schools, and partner companies
by attracting new audiences and revitalizing interest in the spectacle. Additionally,
the study emphasizes the importance of strengthening this relationship to amplify
public knowledge and appreciation of Carnival, celebrated as one of Brazils most
iconic cultural and intangible heritage assets. This approach aims to ensure that
its richness is fully recognized and cherished by a diverse audience.
Orientador(es)
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA
Catalogação
2025-01-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68977@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68977@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68977
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF