Título
[pt] NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE (NADI) DO IBQM/ UFRJ: CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS VOLTADAS PARA AÇÕES AFIRMATIVAS EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO DE QUÍMICA BIOLÓGICA
Título
[en] STUDENT SUPPORT CENTER (NADI) AT IBQM/UFRJ: DEVELOPMENT OF STRATEGIES AIMED AT AFFIRMATIVE ACTIONS IN A GRADUATE PROGRAM IN BIOLOGICAL CHEMISTRY
Autor
[pt] GUSTAVO DINIZ TAVEIRA
Autor
[pt] TAINAN CARLA GUEDES SILVA
Autor
[pt] JULIANA CAMACHO PEREIRA
Vocabulário
[pt] UNIVERSIDADE
Vocabulário
[pt] RELACAO DOCENTE-DISCENTE
Vocabulário
[pt] INCLUSAO
Vocabulário
[pt] POS-GRADUACAO
Vocabulário
[en] UNIVERSITY
Vocabulário
[en] FACULTY-STUDENT RELATION
Vocabulário
[en] INCLUSION
Vocabulário
[en] POST GRADUATION
Resumo
[pt] O Núcleo de Apoio ao Discente (NADi) do IBqM/UFRJ foi criado como elo entre alunos de pós-graduação e comissões deliberativas, enfrentando desafios da pandemia de COVID-19 nos campos social, financeiro, acadêmico e psicológico. Suas ações incluíram a criação de um canal de comunicação, suporte tecnológico, acolhimento, orientação psicológica, discussões sobre racismo e assédio. No pós-pandemia, o NADi continua apoiando a comunidade com orientações sobre saúde mental e participa de comissões de autoavaliação institucional. Este artigo analisa a implementação e as atividades de um modelo de ação que visa a inclusão
na pós-graduação baseado em acolhimento, interação e permanência estudantil.
Resumo
[en] The Student Support Center (NADi) at IBqM/UFRJ was created to serve as a link between graduate students and decision-making committees, addressing the challenges posed by the COVID-19 pandemic in social, financial, academic, and psychological areas. Its initiatives included creating a communication channel, providing
technological support, offering psychological counseling, and facilitating discussions
on racism and harassment. In the post-pandemic period, NADi continues to support
the community with mental health guidance and participates in institutional self-assessment committees. This article analyzes the implementation and activities of an
action in graduate studies focused on student support, interaction, and retention.
Catalogação
2025-01-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68943@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68943@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.68943
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF