Título
[en] DECOLONIZING THE ACADEMIC EXPERIENCE: POWER, RESISTANCE AND CREATION
Título
[pt] DESCOLONIZANDO A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: POTÊNCIA, RESISTÊNCIA E CRIAÇÃO
Autor
[pt] MAISA ROCHA DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] RELACAO ETNICO-RACIAL
Vocabulário
[pt] FORMACAO EM PSICOLOGIA
Vocabulário
[pt] EQUIDADE EM EDUCACAO
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE COTAS
Vocabulário
[en] ETHNIC-RACIAL RELATION
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGY EDUCATION
Vocabulário
[en] EQUITY INEDUCATION
Vocabulário
[en] QUOTA SYSTEM
Resumo
[pt] Este artigo analisa os aspectos positivos da trajetória acadêmica de discentes cotistas negros da graduação em Psicologia da UFRJ, a saber, os processos de descolonização do conhecimento, assim como os movimentos de aquilombamento
universitário, impulsionados a partir do aumento da presença negra na referida instituição. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 23 desses estudantes. A construção teórico-metodológica deste trabalho visibiliza saberes decoloniais, bem como as narrativas dos entrevistados, compondo uma escrevivência como metodologia e política de escrita contra-hegemônica e brasileira. As conclusões indicam que o aumento da presença de estudantes negros na instituição se destaca como fator fundamental para a descolonização das práticas e dos currículos de formação em psicologia.
Resumo
[en] This article to analyze the positive points from academic journey of black quotes
students of Psychologist Graduation from UFRJ, the decolonization process of knowledge, as the academic aquilombamento movements increased from black presence
grown at the referred institution. It was realized semi-structured interviews with 23
students. The theoretical-methodology construction of this work highlights decolonial knowledge, as the interviewed individuals narratives, composing an escrevivência as methodology and politics from written counter-hegemonic and brazilian. The conclusions indicate that the increased presence from black students at
university campus, has been distinguished as the main factor for the decolonization
from practices and Psychologist pre-curricula.
Catalogação
2024-12-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68915@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68915@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.68915
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF