Título
[pt] A UNIVERSIDADE FOI CHAVE QUE ABRIU MUITAS PORTAS: MUDANÇA DE VIDA DE EGRESSOS COTISTAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Título
[en] THE UNIVERSITY WAS A KEY THAT OPENED MANY DOORS LIFE S CHANGE OF QUOTA GRADUATES FROM FEDERAL UNIVERSITIES
Autor
[pt] JOSE ROBERTO ABREU DE CARVALHO JUNIOR
Autor
[pt] WESCLEY SILVA XAVIER
Autor
[pt] MARCO AURELIO MARQUES FERREIRA
Vocabulário
[pt] ENSINO SUPERIOR
Vocabulário
[pt] MUDANCA DE VIDA
Vocabulário
[pt] EGRESSO
Vocabulário
[pt] COTA
Vocabulário
[pt] ACAO AFIRMATIVA
Vocabulário
[en] HIGHER EDUCATION
Vocabulário
[en] LIFE CHANGE
Vocabulário
[en] FORMER STUDENT
Vocabulário
[en] QUOTA
Vocabulário
[en] AFFIRMATIVE ACTION
Resumo
[pt] O objetivo do artigo foi identificar os ganhos culturais, intelectuais e econômicos que egressos cotistas das universidades federais brasileiras obtêm com o ensino superior. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de 10 Grupos Focais, com 26 egressos cotistas e oito não cotistas, de diferentes cursos, de 18 universidades federais. Utilizamos o método de Análise de Conteúdo para análise dos dados. Os resultados sugerem que o ensino superior promove mudanças significativas sobre a vida dos egressos cotistas, proporcionando-lhes reais ganhos culturais, intelectuais e econômicos, destacando a importância da política de cotas das universidades federais para inclusão sociocultural-econômica desses egressos.
Resumo
[en] The aim of the article was to identify the cultural, intellectual and economic gains that
quota graduates from Brazilian federal universities obtain from higher education. To
this end, we carried out qualitative research, through 10 Focus Groups, with 26 quota
students and eight non-quota students, from different courses, from 18 federal universities. We used the Content Analysis method to analyze the data. The results suggest that higher education promotes significant changes in the lives of quota graduates, providing them with real cultural, intellectual and economic gains, highlighting
the importance of the quota policy at federal universities for the socio-cultural-economic inclusion of these graduates.
Catalogação
2024-12-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68913@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68913@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.68913
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF