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Título
[pt] DAS CINZAS DO CATIVEIRO À FORJA DO SABER: EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO

Autor
[pt] KAROLAYNNE ROBERTA DOS S FERREIRA

Vocabulário
[pt] RESISTENCIA

Vocabulário
[pt] RECEM LIBERTO

Vocabulário
[pt] ESCRAVIZADO

Vocabulário
[pt] POS-ABOLICAO

Vocabulário
[pt] POPULACAO NEGRA

Vocabulário
[pt] LETRAMENTO

Resumo
[pt] Este trabalho tem como proposta analisar em profundidade as experiências de letramento da população negra no período pós-abolição. São examinadas as legislações que restringiam o acesso dos escravizados à educação antes do considerado marco da emancipação, em 13 de maio de 1888, bem como as vivências dos recém-libertos após o referido marco, que, além de lutar pela garantia da alfabetização, enfrentaram barreiras para se inserir no mercado de trabalho. Sob a perspectiva que reconhece os escravizados e libertos como sujeitos ativos e nocivos aos desdobramentos, o estudo observa as estratégias de resistência adotadas contra as imposições da ordem vigente no período analisado.

Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Catalogação
2024-12-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68798@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68798


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