Título
[pt] DAS CINZAS DO CATIVEIRO À FORJA DO SABER: EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO
Autor
[pt] KAROLAYNNE ROBERTA DOS S FERREIRA
Vocabulário
[pt] RESISTENCIA
Vocabulário
[pt] RECEM LIBERTO
Vocabulário
[pt] ESCRAVIZADO
Vocabulário
[pt] POS-ABOLICAO
Vocabulário
[pt] POPULACAO NEGRA
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO
Resumo
[pt] Este trabalho tem como proposta analisar em profundidade as experiências de letramento da
população negra no período pós-abolição. São examinadas as legislações que restringiam o
acesso dos escravizados à educação antes do considerado marco da emancipação, em 13 de
maio de 1888, bem como as vivências dos recém-libertos após o referido marco, que, além de
lutar pela garantia da alfabetização, enfrentaram barreiras para se inserir no mercado de
trabalho. Sob a perspectiva que reconhece os escravizados e libertos como sujeitos ativos e
nocivos aos desdobramentos, o estudo observa as estratégias de resistência adotadas contra as
imposições da ordem vigente no período analisado.
Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Catalogação
2024-12-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68798@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68798
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