Título
[pt] MEMEFICANDO NA PANDEMIA: O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor
[pt] ESTHER SANTOS S M DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] COVID-19
Vocabulário
[pt] HISTORIA DIGITAL
Vocabulário
[pt] MEME
Resumo
[pt] A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação se
intensificaram, principalmente como ferramentas de ensino, a partir da pandemia
da Covid-19 e o subsequente afastamento das salas de aula nas escolas. Em razão
disso, a linguagem digital dos memes foi usada como alternativa pedagógica para
engajar a participação dos alunos neste momento instável. Por meio de uma
análise quantitativa-qualitativa feita mediante um formulário com profissionais da
educação, estudantes do curso de História e pessoas da sociedade civil, a
observação da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica em
2020 e dos dados coletados da página História no Paint no Instagram, o presente
trabalho procurou compreender como o uso de memes enquanto ferramentas
pedagógicas ocorreu no campo do Ensino de História durante os anos da
pandemia de Covid-19. A resolução encontrada indica a legitimidade deles
enquanto ferramentas didáticas multirreferenciais, uma vez que auxiliam na
compreensão criativa, fácil e contextualizada dos conceitos históricos. A
contribuição desta pesquisa para a História, principalmente para o campo da
História Digital, está na proposição de novas perspectivas para o processo de
ensino-aprendizagem com a cooperação das Tecnologias de Informação e
Comunicação.
Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Catalogação
2024-12-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68756@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68756
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF