Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] MEMEFICANDO NA PANDEMIA: O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autor
[pt] ESTHER SANTOS S M DO NASCIMENTO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] COVID-19

Vocabulário
[pt] HISTORIA DIGITAL

Vocabulário
[pt] MEME

Resumo
[pt] A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação se intensificaram, principalmente como ferramentas de ensino, a partir da pandemia da Covid-19 e o subsequente afastamento das salas de aula nas escolas. Em razão disso, a linguagem digital dos memes foi usada como alternativa pedagógica para engajar a participação dos alunos neste momento instável. Por meio de uma análise quantitativa-qualitativa feita mediante um formulário com profissionais da educação, estudantes do curso de História e pessoas da sociedade civil, a observação da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica em 2020 e dos dados coletados da página História no Paint no Instagram, o presente trabalho procurou compreender como o uso de memes enquanto ferramentas pedagógicas ocorreu no campo do Ensino de História durante os anos da pandemia de Covid-19. A resolução encontrada indica a legitimidade deles enquanto ferramentas didáticas multirreferenciais, uma vez que auxiliam na compreensão criativa, fácil e contextualizada dos conceitos históricos. A contribuição desta pesquisa para a História, principalmente para o campo da História Digital, está na proposição de novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem com a cooperação das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Catalogação
2024-12-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68756@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68756


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF