Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] PROJECT, MODEL AND PROTOTYPE: TEACHING AND THE CRAFT OF ARCHITECTURAL DESIGN IN THE DIGITAL AGE

Título
[pt] PROJETO, MODELO E PROTÓTIPO: O ENSINO E O OFÍCIO DE PROJETO DE ARQUITETURA NA ERA DIGITAL

Autor
[pt] MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA

Vocabulário
[pt] DESIGN THINKING

Vocabulário
[pt] PROJETO DIGITAL

Vocabulário
[pt] ENSINO DE ARQUITETURA

Vocabulário
[pt] PROJETO DE ARQUITETURA

Vocabulário
[pt] FABRICACAO DIGITAL

Vocabulário
[en] DESIGN THINKING

Vocabulário
[en] DIGITAL DESIGN

Vocabulário
[en] ARCHITECTURE TEACHING

Vocabulário
[en] ARCHITECTURAL DESIGN

Vocabulário
[en] DIGITAL FABRICATION

Resumo
[pt] Esta pesquisa aborda a relação entre os métodos de ensino de projeto de arquitetura e os avanços das tecnologias digitais, destacando a transição do fazer analógico para o fazer digital, bem como formas de complementaridade entre tais abordagens, enfatizando a importância da preparação dos estudantes para tais transformações. Busca investigar uma abordagem de ensino de projeto que reforce tal complementaridade e que dê fluidez a prática projetual. Propõe reflexões sobre como as escolas de arquitetura podem se preparar o paradigma digital. Para tanto, parte do conceito da dialogia do fazer e do pensar para a criação de um saber emancipado presente em abordagens de prática reflexiva no âmbito do projeto de arquitetura. Em seguida, busca traçar um paralelo entre o fazer analógico e fazer digital como formas complementares de trabalho. Utiliza os conceitos de ensino prático reflexivo nas obras de Donald Schön e Paulo Freire para demonstrar como a abordagem trabalho prático do fazer arquitetônico se torna uma ferramenta poderosa para a assimilação de conhecimento e de construção de uma consciência crítica e, por desdobramento, de um saber emancipado. Incorpora também os conceitos de Richard Sennett sobre engajamento artesanal e Juhani Pallasmaa sobre o saber corporificado como elementos para evidenciar como a reflexão a partir do fazer artesanal nas fases de ideação, projetação e execução pode promover um maior engajamento dos estudantes. Por último, parte do arcabouço teórico construído por Rivka Oxman, juntamente com outros autores, para traçar um panorama do estado da arte do projeto de arquitetura digital, no campo do design computacional através do conceito de projeto baseado em materiais e fabricação.

Resumo
[en] This research addresses the relationship between architectural designteaching methods and advances in digital technologies, highlighting the transitionfrom analog to digital design, as well as forms of complementarity between theseapproaches, emphasizing the importance of preparing students for suchtransformations. It seeks to investigate an approach to teaching design thatreinforces this complementarity and that gives fluidity to design practice. Itproposes reflections on how architecture schools can prepare for the digitalparadigm. To this end, it starts from the concept of the dialogism of doing andthinking for the creation of an emancipated knowledge present in approaches toreflective practice in the context of architectural design. It then seeks to draw aparallel between analog and digital design as complementary forms of work. It usesthe concepts of reflective practical teaching in the works of Donald Schön and PauloFreire to demonstrate how the practical work approach to architectural designbecomes a powerful tool for the assimilation of knowledge and the construction ofa critical consciousness and, by extension, of an emancipated knowledge. It alsoincorporates Richard Sennett s concepts on artisanal engagement and JuhaniPallasmaa s on embodied knowledge as elements to highlight how reflection basedon artisanal work in the ideation, design and execution phases can promote greaterstudent engagement. Finally, it uses the theoretical framework constructed by RivkaOxman, together with other authors, to outline an overview of the state of the art ofdigital architectural design, in the field of computational design through the conceptof design based on materials and fabrication.

Orientador(es)
MARCOS OSMAR FAVERO

Banca
MARCOS OSMAR FAVERO

Banca
FERNANDO ESPOSITO GALARCE

Banca
FERNANDO CESAR NEGRINI MINTO

Catalogação
2024-12-10

Apresentação
2024-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68752


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF