Título
[en] PROJECT, MODEL AND PROTOTYPE: TEACHING AND THE CRAFT OF ARCHITECTURAL DESIGN IN THE DIGITAL AGE
Título
[pt] PROJETO, MODELO E PROTÓTIPO: O ENSINO E O OFÍCIO DE PROJETO DE ARQUITETURA NA ERA DIGITAL
Autor
[pt] MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA
Vocabulário
[pt] DESIGN THINKING
Vocabulário
[pt] PROJETO DIGITAL
Vocabulário
[pt] ENSINO DE ARQUITETURA
Vocabulário
[pt] PROJETO DE ARQUITETURA
Vocabulário
[pt] FABRICACAO DIGITAL
Vocabulário
[en] DESIGN THINKING
Vocabulário
[en] DIGITAL DESIGN
Vocabulário
[en] ARCHITECTURE TEACHING
Vocabulário
[en] ARCHITECTURAL DESIGN
Vocabulário
[en] DIGITAL FABRICATION
Resumo
[pt] Esta pesquisa aborda a relação entre os métodos de ensino de projeto de
arquitetura e os avanços das tecnologias digitais, destacando a transição do fazer
analógico para o fazer digital, bem como formas de complementaridade entre tais
abordagens, enfatizando a importância da preparação dos estudantes para tais
transformações. Busca investigar uma abordagem de ensino de projeto que reforce
tal complementaridade e que dê fluidez a prática projetual. Propõe reflexões sobre
como as escolas de arquitetura podem se preparar o paradigma digital. Para tanto,
parte do conceito da dialogia do fazer e do pensar para a criação de um saber
emancipado presente em abordagens de prática reflexiva no âmbito do projeto de
arquitetura. Em seguida, busca traçar um paralelo entre o fazer analógico e fazer
digital como formas complementares de trabalho. Utiliza os conceitos de ensino
prático reflexivo nas obras de Donald Schön e Paulo Freire para demonstrar como
a abordagem trabalho prático do fazer arquitetônico se torna uma ferramenta
poderosa para a assimilação de conhecimento e de construção de uma consciência
crítica e, por desdobramento, de um saber emancipado. Incorpora também os
conceitos de Richard Sennett sobre engajamento artesanal e Juhani Pallasmaa sobre
o saber corporificado como elementos para evidenciar como a reflexão a partir do
fazer artesanal nas fases de ideação, projetação e execução pode promover um
maior engajamento dos estudantes. Por último, parte do arcabouço teórico
construído por Rivka Oxman, juntamente com outros autores, para traçar um
panorama do estado da arte do projeto de arquitetura digital, no campo do design
computacional através do conceito de projeto baseado em materiais e fabricação.
Resumo
[en] This research addresses the relationship between architectural designteaching methods and advances in digital technologies, highlighting the transitionfrom analog to digital design, as well as forms of complementarity between theseapproaches, emphasizing the importance of preparing students for suchtransformations. It seeks to investigate an approach to teaching design thatreinforces this complementarity and that gives fluidity to design practice. Itproposes reflections on how architecture schools can prepare for the digitalparadigm. To this end, it starts from the concept of the dialogism of doing andthinking for the creation of an emancipated knowledge present in approaches toreflective practice in the context of architectural design. It then seeks to draw aparallel between analog and digital design as complementary forms of work. It usesthe concepts of reflective practical teaching in the works of Donald Schön and PauloFreire to demonstrate how the practical work approach to architectural designbecomes a powerful tool for the assimilation of knowledge and the construction ofa critical consciousness and, by extension, of an emancipated knowledge. It alsoincorporates Richard Sennett s concepts on artisanal engagement and JuhaniPallasmaa s on embodied knowledge as elements to highlight how reflection basedon artisanal work in the ideation, design and execution phases can promote greaterstudent engagement. Finally, it uses the theoretical framework constructed by RivkaOxman, together with other authors, to outline an overview of the state of the art ofdigital architectural design, in the field of computational design through the conceptof design based on materials and fabrication.
Orientador(es)
MARCOS OSMAR FAVERO
Banca
MARCOS OSMAR FAVERO
Banca
FERNANDO ESPOSITO GALARCE
Banca
FERNANDO CESAR NEGRINI MINTO
Catalogação
2024-12-10
Apresentação
2024-09-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68752@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68752
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF