Título
[en] AFFIRMATIVE ACTIONS IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION: FROM TEACHING TO MANAGEMENT
Título
[pt] AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DO ENSINO À GESTÃO
Autor
[pt] JUSCINEY CARVALHO SANTANA
Autor
[pt] JORDANIA DE ARAUJO SOUZA
Autor
[pt] LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Vocabulário
[pt] ENSINO
Vocabulário
[pt] PESQUISA
Vocabulário
[pt] GESTAO UNIVERSITARIA
Vocabulário
[pt] EXTENSAO
Vocabulário
[pt] ACAO AFIRMATIVA
Vocabulário
[en] TEACHING
Vocabulário
[en] RESEARCH
Vocabulário
[en] UNIVERSITY MANAGEMENT
Vocabulário
[en] EXTENSION
Vocabulário
[en] AFFIRMATIVE ACTION
Resumo
[pt] Este artigo nasce a partir de uma mesa-redonda que integrou o IV COPENE/Nordeste,
em 2003, promovido pela Universidade Federal Alagoas e o Instituto Federal de
Alagoas e objetiva refletir sobre a demanda pela criação de políticas institucionais
antirracistas, para além da necessária inserção curricular da educação para as
relações étnico-raciais na educação superior brasileira. Compreende-se que novas
ações afirmativas devem envolver ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária,
na medida em que combater o racismo institucional exige um esforço coletivo para
garantir a inclusão dessa pauta no planejamento estratégico de todas as pró-reitorias
e órgãos de apoio da administração central.
Resumo
[en] This article emerges from a round table that was part of IV COPENE/Nordeste, in
2003, promoted by the Federal University of Alagoas and the Federal Institute of
Alagoas and aims to reflect on the demand for the creation of anti-racist institutional
policies, in addition to the necessary insertion curriculum of education for ethnicracial relations in Brazilian higher education. It is understood that new affirmative
actions must involve teaching, research, extension and university management, as
combating institutional racism requires a collective effort to ensure the inclusion of
this agenda in the strategic planning of the central administration.
Catalogação
2024-12-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68737@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68737@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.68737
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF