Título
[pt] AS CARÊNCIAS E NECESSIDADES NA MODA PLUS SIZE
Título
[en] THE SHORTCOMINGS AND NEEDS IN PLUS SIZE FASHION
Autor
[pt] TAIS DE OLIVEIRA VENTURA PEREIRA
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[pt] MODA
Vocabulário
[pt] MODA PLUS SIZE
Vocabulário
[pt] DESIGN DE MODA
Vocabulário
[pt] DESIGUALDADE SOCIAL
Vocabulário
[en] DESIGN
Vocabulário
[en] FASHION
Vocabulário
[en] PLUS SIZE FASHION
Vocabulário
[en] FASHION DESIGN
Vocabulário
[en] SOCIAL INEQUALITY
Resumo
[pt] Esta tese de doutorado se propõe a examinar o Campo do Design de moda
como espaço simbólico de produção de carências e necessidades, que no âmbito
da moda plus size se materializa por meio da ausência de produtos. Nossa hipótese
é que as carências e necessidades são produzidas nas estruturas sociais, tendo sua
natureza composta por fenômenos de ordem econômica, histórica e simbólica
operando em múltiplas camadas. Para que estes se tornem naturais, dependem de
um conjunto de elementos que são materializados nas mercadorias como meio de
satisfazê-las. Este fenômeno foi observado na interação entre a indústria do
vestuário e os agentes de legitimação, que por meio de processos históricos
modulam a forma como o sujeito se relaciona com as mercadorias no modo de
produção capitalista. O método utilizado partiu de fundamentação teórica para
explicar que tal fenômeno ao ser observado no campo da moda plus size traz novo
prisma, pesquisa de campo qualitativa, e levantamento bibliográfico.
Resumo
[en] This doctoral thesis aims to examine the Field of Fashion Design as a
symbolic space for the production of needs and needs, which in the context of
plus size fashion materialize through the absence of products. Our hypothesis is
that needs and needs are produced in social structures, having their nature
composed of economic, historical and symbolic phenomena operating in multiple
layers. For these to become natural, they depend on a set of elements that are
materialized in goods as a means of satisfying them. This phenomenon was
observed in the interaction between the clothing industry and legitimation agents,
which through historical processes modulate the way in which the subject relates
to goods in the capitalist mode of production. The method used was based on
theoretical foundations to explain that this phenomenon, when observed in the
field of plus size fashion, brings a new perspective, qualitative field research, and
bibliographical research.
Orientador(es)
DENISE BERRUEZO PORTINARI
Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI
Banca
MARIA SARAH DA SILVA TELLES
Banca
FLÁVIO GLÓRIA CAMINADA SABRÁ
Banca
JOANA MARTINS CONTINO
Banca
ISABEL MARTINS MOREIRA
Catalogação
2024-12-02
Apresentação
2023-09-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68691@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68691@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68691
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF