Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AS CARÊNCIAS E NECESSIDADES NA MODA PLUS SIZE

Título
[en] THE SHORTCOMINGS AND NEEDS IN PLUS SIZE FASHION

Autor
[pt] TAIS DE OLIVEIRA VENTURA PEREIRA

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[pt] MODA

Vocabulário
[pt] MODA PLUS SIZE

Vocabulário
[pt] DESIGN DE MODA

Vocabulário
[pt] DESIGUALDADE SOCIAL

Vocabulário
[en] DESIGN

Vocabulário
[en] FASHION

Vocabulário
[en] PLUS SIZE FASHION

Vocabulário
[en] FASHION DESIGN

Vocabulário
[en] SOCIAL INEQUALITY

Resumo
[pt] Esta tese de doutorado se propõe a examinar o Campo do Design de moda como espaço simbólico de produção de carências e necessidades, que no âmbito da moda plus size se materializa por meio da ausência de produtos. Nossa hipótese é que as carências e necessidades são produzidas nas estruturas sociais, tendo sua natureza composta por fenômenos de ordem econômica, histórica e simbólica operando em múltiplas camadas. Para que estes se tornem naturais, dependem de um conjunto de elementos que são materializados nas mercadorias como meio de satisfazê-las. Este fenômeno foi observado na interação entre a indústria do vestuário e os agentes de legitimação, que por meio de processos históricos modulam a forma como o sujeito se relaciona com as mercadorias no modo de produção capitalista. O método utilizado partiu de fundamentação teórica para explicar que tal fenômeno ao ser observado no campo da moda plus size traz novo prisma, pesquisa de campo qualitativa, e levantamento bibliográfico.

Resumo
[en] This doctoral thesis aims to examine the Field of Fashion Design as a symbolic space for the production of needs and needs, which in the context of plus size fashion materialize through the absence of products. Our hypothesis is that needs and needs are produced in social structures, having their nature composed of economic, historical and symbolic phenomena operating in multiple layers. For these to become natural, they depend on a set of elements that are materialized in goods as a means of satisfying them. This phenomenon was observed in the interaction between the clothing industry and legitimation agents, which through historical processes modulate the way in which the subject relates to goods in the capitalist mode of production. The method used was based on theoretical foundations to explain that this phenomenon, when observed in the field of plus size fashion, brings a new perspective, qualitative field research, and bibliographical research.

Orientador(es)
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI

Banca
MARIA SARAH DA SILVA TELLES

Banca
FLÁVIO GLÓRIA CAMINADA SABRÁ

Banca
JOANA MARTINS CONTINO

Banca
ISABEL MARTINS MOREIRA

Catalogação
2024-12-02

Apresentação
2023-09-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68691@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68691@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68691


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF