Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] OS APARTAMENTOS CONJUGADOS DE COPACABANA: CINEMA, ARQUITETURA E CIDADE

Título
[en] THE CONJUGADOS APARTMENTS OF COPACABANA: CINEMA, ARCHITECTURE AND CITY

Autor
[pt] ANA MEROPE CAMPANELLA DE S CHAVES

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[pt] APARTAMENTO CONJUGADO

Vocabulário
[pt] CIDADE

Vocabulário
[pt] MONTAGEM

Vocabulário
[pt] COPACABANA

Vocabulário
[en] MOVIE

Vocabulário
[en] STUDIO APARTMENT

Vocabulário
[en] CITY

Vocabulário
[en] MONTAGE

Vocabulário
[en] COPACABANA

Resumo
[pt] A pesquisa parte do encontro entre cinema e cidade, utilizando Copacabana como estudo de caso para compreender as contribuições da linguagem cinematográfica para a análise urbana. A leitura da cidade, complexa e contraditória, muitas vezes é simplificada por métodos de análise funcionalista. Assim, esta pesquisa busca atribuir novos significados aos materiais fílmicos, conferindo-lhes o status de arquivo e utilizando-os como fontes de análise para refletir como o cinema influencia as percepções sobre a cidade e revela as dinâmicas do espaço construído. Ao analisar uma filmografia de Copacabana, é possível identificar os apartamentos conjugados como estruturas visuais que se repetem no imaginário dessa localidade, não apenas como cenários, mas como personagens com suas próprias narrativas. Portanto, a partir das obras cinematográficas a partir das obras cinematográficas Tati, a garota (1973) e Amor Bandido (1979) de Bruno Barreto, Vai Trabalhar Vagabundo (1973) de Hugo Carvana, Edifício Master (2002) de Eduardo Coutinho e Galeria Alaska (1979) de José Joffily, todas ambientadas nos apartamentos conjugados de Copacabana, busca-se captar lampejos visuais que conduzam a uma leitura polifônica do bairro. Por meio de um processo de montagem-desmontagem-remontagem, entrelaçam-se narrativas fílmicas e arquivos de diversas origens, explorando questões que surgem do choque das variadas visões de Copacabana.

Resumo
[en] The research begins with the intersection between cinema and the city, using Copacabana as a case study to understand the contributions of cinematographic language to urban analysis. Functionalist analysis methods often simplify the complex and contradictory perception of the city. Therefore, this research aims to attribute new meanings to film materials, giving them the status of archives: using the film material as a source of analysis to reflect on how cinema influences the city s image, as well as, reveal the built environment dynamics. When analyzing the filmography of Copacabana, it is possible to identify the conjugados apartments as visual structures that repeat in the imagination of this neighborhood, not only as scenarios but as characters with their narratives. Therefore, from the cinematographic works Tati, a garota (1973) and Amor Bandido (1979) by Bruno Barreto, Vai Trabalhar, Vagabundo (1973) by Hugo Carvana, Edifício Master (2002) by Eduardo Coutinho, and Galeria Alaska (1979) by José Joffily, all set in the conjugados apartments of Copacabana, the aim is to capture visual flashes that lead to a polyphonic reading of the neighborhood. Through a process of montage-disassembly-reassembly, film narratives and archives from various sources are interwoven, exploring issues that arise from the clash of diverse visions of Copacabana.

Orientador(es)
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE

Banca
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE

Banca
JOAO MASAO KAMITA

Banca
ANDREA FRANCA MARTINS

Catalogação
2024-11-13

Apresentação
2024-06-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68618@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68618@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68618


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF