Título
[pt] IDENTIDADE E MISSÃO DO SETOR DE CULTURA RELIGIOSA DA PUC-RIO À LUZ DE UMA ANTROPOLOGIA BIO-HISTÓRICA
Título
[en] IDENTITY AND MISSION OF THE RELIGIOUS CULTURE SECTOR AT PUC-RIO IN THE LIGHT OF A BIOHISTORICAL ANTHROPOLOGY
Autor
[pt] MONICA BAPTISTA CAMPOS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] CULTURA RELIGIOSA
Vocabulário
[pt] PUC-RIO
Vocabulário
[pt] ANTROPOLOGIA
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] RELIGIOUS CULTURE
Vocabulário
[en] PUC-RIO
Vocabulário
[en] ANTHROPOLOGY
Resumo
[pt] Esta tese busca construir a trajetória do setor de Cultura Religiosa (CRE) da
PUC-Rio e apontar caminhos para o seu desenvolvimento no século XXI. O setor
da CRE tem características peculiares dentro da universidade, pois ministra aulas
obrigatórias de teologia para estudantes de todos os cursos, menos para os discentes
do curso de Teologia. Esta singularidade aponta para uma territorialidade distinta
das demais salas de aulas ministradas na universidade, e neste sentido, o setor
apresenta características que se revelam significativas no mundo contemporâneo.
Também procuramos oferecer perspectivas para alinhar a Cultura Religiosa às
propostas do papa Francisco para a educação católica e ao Pacto Educativo Global.
Neste sentido, foi significativo o desenvolvimento de uma antropologia que possa
responder às necessidades de uma educação humanizada e humanizadora numa
região de fronteira acadêmica – as salas de aula da Cultura Religiosa. A
antropologia bio-histórica é um elemento chave para a proposta de uma educação
que integre as dimensões do ser humano. O maior diferencial deste olhar
antropológico é a proposta de articulação entre as dimensões do sentido
(hermenêutica) e da performance (presença) e o entendimento que o ser humano se
situa existencialmente entre o cronos e o kairós. A pesquisa procura enfatizar a
elaboração da dimensão da performance, elencando e refletindo sobre alguns
conceitos: cotidiano, epifania, encontro-improvisação, espontaneidade, fluxomovimento e intuição. A antropologia bio-histórica nasce com um caráter
interdisciplinar, incorporando – principalmente – elementos e reflexões
originariamente das artes do corpo, tais como a dança, o teatro, as artes marciais e
a expressão corporal. Nessa linha, destacam-se autores como Ivaldo Bertazzo,
Richard Shusterman, Jacob Levy Moreno e Steve Paxton. Desta forma, a tese
prioriza a dimensão do corpo e da corporalidade, que de certa forma foi pouco
investigada na teologia ocidental. Isso implica uma mudança de enfoque, de uma
abordagem predominantemente cognitiva e interpretativa para uma que valorize a
experiência sensorial, emocional e corporal. O caráter interdisciplinar desta
antropologia visa ser um passo para a construção de uma abordagem
transdisciplinar no setor de Cultura Religiosa – instância que melhor representa a
identidade e missão da Pontifícia Universidade Católica e que se constitui como um
dos setores da universidade com grande potencial de diálogo e humanização a ser
desenvolvido no século XXI.
Resumo
[en] This thesis seeks to build the trajectory of the Religious Culture sector (CRE) at
PUC-Rio and point out paths for its development in the 21st century. The CRE
sector has peculiar characteristics within the university, as it teaches mandatory
theology classes for students of all courses, except for students on the Theology
course. This singularity points to a territoriality distinct from other classrooms
taught at the university, and in this sense, the sector presents characteristics that
prove to be significant in the contemporary world. We also seek to offer
perspectives to align Religious Culture with Pope Francis proposals for Catholic
education and the Global Educational Compact. In this sense, the development of
an anthropology that can respond to the needs of a humanized and humanizing
education in an academic frontier region - the Religious Culture classrooms - was
significant. Biohistorical anthropology is a key element in proposing an education
that integrates the dimensions of the human being. The biggest difference in this
anthropological view is the proposal for articulation between the dimensions of
meaning (hermeneutics) and performance (presence) and the understanding that the
human being is existentially located between chronos and kairos. The research
seeks to emphasize the elaboration of the performance dimension, listing and
reflecting on some concepts: everyday life, epiphany, encounter-improvisation,
spontaneity, flow-movement and intuition. Biohistorical anthropology was born
with an interdisciplinary character, incorporating - mainly - elements and
reflections originally from the arts of the body, such as dance, theater, martial arts
and body expression. Along these lines, authors such as Ivaldo Bertazzo, Richard
Shusterman, Jacob Levy Moreno and Steve Paxton stand out. In this way, the thesis
prioritizes the dimension of the body and corporeality, which in some ways has
been little investigated in Western theology. This implies a change in focus, from a
predominantly cognitive and interpretative approach to one that values sensory,
emotional and bodily experience. The interdisciplinary character of this
anthropology aims to be a step towards the construction of a transdisciplinary
approach in the Religious Culture sector - an instance that best represents the
identity and mission of the Pontifical Catholic University and which constitutes one
of the sectors of the university with great potential for dialogue and humanization
to be developed in the 21st century.
Orientador(es)
LUCIA PEDROSA DE PADUA
Banca
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
Banca
ANA LUCIA SILVA ENNE
Banca
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI
Banca
LUCIA PEDROSA DE PADUA
Banca
ANDREIA CRISTINA SERRATO
Catalogação
2024-11-11
Apresentação
2024-08-16
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68601
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF