Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] IDENTIDADE E MISSÃO DO SETOR DE CULTURA RELIGIOSA DA PUC-RIO À LUZ DE UMA ANTROPOLOGIA BIO-HISTÓRICA

Título
[en] IDENTITY AND MISSION OF THE RELIGIOUS CULTURE SECTOR AT PUC-RIO IN THE LIGHT OF A BIOHISTORICAL ANTHROPOLOGY

Autor
[pt] MONICA BAPTISTA CAMPOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] CULTURA RELIGIOSA

Vocabulário
[pt] PUC-RIO

Vocabulário
[pt] ANTROPOLOGIA

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] RELIGIOUS CULTURE

Vocabulário
[en] PUC-RIO

Vocabulário
[en] ANTHROPOLOGY

Resumo
[pt] Esta tese busca construir a trajetória do setor de Cultura Religiosa (CRE) da PUC-Rio e apontar caminhos para o seu desenvolvimento no século XXI. O setor da CRE tem características peculiares dentro da universidade, pois ministra aulas obrigatórias de teologia para estudantes de todos os cursos, menos para os discentes do curso de Teologia. Esta singularidade aponta para uma territorialidade distinta das demais salas de aulas ministradas na universidade, e neste sentido, o setor apresenta características que se revelam significativas no mundo contemporâneo. Também procuramos oferecer perspectivas para alinhar a Cultura Religiosa às propostas do papa Francisco para a educação católica e ao Pacto Educativo Global. Neste sentido, foi significativo o desenvolvimento de uma antropologia que possa responder às necessidades de uma educação humanizada e humanizadora numa região de fronteira acadêmica – as salas de aula da Cultura Religiosa. A antropologia bio-histórica é um elemento chave para a proposta de uma educação que integre as dimensões do ser humano. O maior diferencial deste olhar antropológico é a proposta de articulação entre as dimensões do sentido (hermenêutica) e da performance (presença) e o entendimento que o ser humano se situa existencialmente entre o cronos e o kairós. A pesquisa procura enfatizar a elaboração da dimensão da performance, elencando e refletindo sobre alguns conceitos: cotidiano, epifania, encontro-improvisação, espontaneidade, fluxomovimento e intuição. A antropologia bio-histórica nasce com um caráter interdisciplinar, incorporando – principalmente – elementos e reflexões originariamente das artes do corpo, tais como a dança, o teatro, as artes marciais e a expressão corporal. Nessa linha, destacam-se autores como Ivaldo Bertazzo, Richard Shusterman, Jacob Levy Moreno e Steve Paxton. Desta forma, a tese prioriza a dimensão do corpo e da corporalidade, que de certa forma foi pouco investigada na teologia ocidental. Isso implica uma mudança de enfoque, de uma abordagem predominantemente cognitiva e interpretativa para uma que valorize a experiência sensorial, emocional e corporal. O caráter interdisciplinar desta antropologia visa ser um passo para a construção de uma abordagem transdisciplinar no setor de Cultura Religiosa – instância que melhor representa a identidade e missão da Pontifícia Universidade Católica e que se constitui como um dos setores da universidade com grande potencial de diálogo e humanização a ser desenvolvido no século XXI.

Resumo
[en] This thesis seeks to build the trajectory of the Religious Culture sector (CRE) at PUC-Rio and point out paths for its development in the 21st century. The CRE sector has peculiar characteristics within the university, as it teaches mandatory theology classes for students of all courses, except for students on the Theology course. This singularity points to a territoriality distinct from other classrooms taught at the university, and in this sense, the sector presents characteristics that prove to be significant in the contemporary world. We also seek to offer perspectives to align Religious Culture with Pope Francis proposals for Catholic education and the Global Educational Compact. In this sense, the development of an anthropology that can respond to the needs of a humanized and humanizing education in an academic frontier region - the Religious Culture classrooms - was significant. Biohistorical anthropology is a key element in proposing an education that integrates the dimensions of the human being. The biggest difference in this anthropological view is the proposal for articulation between the dimensions of meaning (hermeneutics) and performance (presence) and the understanding that the human being is existentially located between chronos and kairos. The research seeks to emphasize the elaboration of the performance dimension, listing and reflecting on some concepts: everyday life, epiphany, encounter-improvisation, spontaneity, flow-movement and intuition. Biohistorical anthropology was born with an interdisciplinary character, incorporating - mainly - elements and reflections originally from the arts of the body, such as dance, theater, martial arts and body expression. Along these lines, authors such as Ivaldo Bertazzo, Richard Shusterman, Jacob Levy Moreno and Steve Paxton stand out. In this way, the thesis prioritizes the dimension of the body and corporeality, which in some ways has been little investigated in Western theology. This implies a change in focus, from a predominantly cognitive and interpretative approach to one that values sensory, emotional and bodily experience. The interdisciplinary character of this anthropology aims to be a step towards the construction of a transdisciplinary approach in the Religious Culture sector - an instance that best represents the identity and mission of the Pontifical Catholic University and which constitutes one of the sectors of the university with great potential for dialogue and humanization to be developed in the 21st century.

Orientador(es)
LUCIA PEDROSA DE PADUA

Banca
ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES

Banca
ANA LUCIA SILVA ENNE

Banca
FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI

Banca
LUCIA PEDROSA DE PADUA

Banca
ANDREIA CRISTINA SERRATO

Catalogação
2024-11-11

Apresentação
2024-08-16

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68601@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68601


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF