Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] GENERAL INTELLIGENCE AND BORDERLINE PERSONALITY DISORDER: EFFECTS AND TREATMENT OUTCOMES

Título
[pt] INTELIGÊNCIA GERAL E TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE: EFEITOS E RESULTADOS DO TRATAMENTO

Autor
[pt] FELIPE DE DIOS ALMEIDA

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

Vocabulário
[pt] TERAPIA ADAPTADA

Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA GERAL

Vocabulário
[pt] TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALETICA

Vocabulário
[en] BORDERLINE PERSONALITY DISORDER

Vocabulário
[en] ADAPTEED THERAPY

Vocabulário
[en] GENERAL INTELIGENCE

Vocabulário
[en] DIALETICAL BEAVIOR THERAPY

Resumo
[pt] Este artigo examina dois aspectos inter-relacionados do transtorno de personalidade borderline (TPB): sua ligação com a inteligência geral e a eficácia da Terapia Comportamental Dialética (DBT) para indivíduos com dificuldades de aprendizagem. Em comparação com os grupos de controle, os indivíduos com TPB apresentaram pontuações de QI significativamente mais baixas. Além disso, foram identificadas deficiências cognitivas distintas, potencialmente impactando a regulação emocional e comportamental. Os resultados mostraram que os cursos de terapia adaptada de DBT podem trazer melhorias significativas nas habilidades essenciais da DBT, como regulação emocional, eficácia interpessoal e tolerância ao sofrimento. Compreender os aspectos cognitivos do TPB pode informar intervenções mais eficazes, enquanto terapias adaptáveis como a DBT podem atender às necessidades específicas de indivíduos com dificuldades de aprendizagem. Esta dissertação incentiva uma maior exploração da interação entre o funcionamento cognitivo e os resultados terapêuticos, particularmente em populações com transtornos de personalidade.

Resumo
[en] This paper examines two interrelated aspects of borderline personality disorder it s link to general intelligence and the effectiveness of Dialectical Behaviour Therapy for individuals with learning disabilities. Compared to control groups, individuals with BPD displayed significantly lower IQ scores. Additionally, distinct cognitive impairments were identified, potentially impacting emotional and behavioural regulation. Results showed that adapted therapy courses of DBT can have significant improvements in core DBT skills like emotional regulation, interpersonal effectiveness, and distress tolerance. Understanding the cognitive aspects of BPD can inform more effective interventions, while adaptable therapies like DBT can address the unique needs of individuals with learning disabilities. This dissertation encourages further exploration of the interplay between cognitive functioning and therapeutic outcomes, particularly in populations with personality disorders.

Orientador(es)
BRENO SANVICENTE VIEIRA

Banca
CARLOS EDUARDO LOURENCO DOS SANTOS NORTE

Banca
BRENO SANVICENTE VIEIRA

Banca
LEONARDO FERNANDES MARTINS

Catalogação
2024-10-28

Apresentação
2024-09-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
INGLÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68503@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68503@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68503


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