Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A DICTIONARY OF CONCEPTS RELATED TO INDIGENOUS PEOPLE HISTORY FOR HISTORY TEACHING

Título
[pt] UM DICIONÁRIO DE CONCEITOS RELACIONADOS À HISTÓRIA INDÍGENA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autor
[pt] PEDRO HENRIQUE SASSONE CUPERTINO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] CONCEITO

Vocabulário
[pt] POVO ORIGINARIO

Vocabulário
[pt] HISTORIA INDIGENA

Vocabulário
[pt] DICIONARIO

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] CONCEPT

Vocabulário
[en] ORIGINAL PEOPLE

Vocabulário
[en] INDIGENOUS HISTORY

Vocabulário
[en] DICTIONARY

Resumo
[pt] O caminho a ser percorrido pela Nova História indígena parece ser longo e sem fim. Por muito tempo, ou melhor, por séculos, os povos originários tiveram um lugar marginalizado na história, quando tinham um lugar. O resultado dessa construção histórica parece persistir até os dias atuais no Ensino de História. Ao ingressarem nos anos finais do ensino fundamental, os alunos chegam com uma visão construída acerca desses povos carregada de preconceitos, estereótipos e desinformações. Mesmo passada mais de uma década da promulgação da lei número 11.645, de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos públicos e privados do ensino fundamental e médio em todo país, a dificuldade em se romper com uma historiografia e um ensino pautado no Eurocentrismo é desafiadora. Foi visando superar tais perspectivas que esta dissertação propõe a elaboração de um dicionário de conceitos históricos relacionados à história indígena para o Ensino de História, com ênfase no sétimo ano do ensino fundamental, que possibilite redimensionar o papel dos indígenas nos processos históricos como protagonistas de sua própria história, assim como possa contribuir para uma história antirracista.

Resumo
[en] The path to be taken by New Indigenous History seems to be long and endless. For a long time, or rather, for centuries, Indigenous people have had a marginalized place in History, if they had a place at all. The result of this historical construction seems to persist to nowadays in history education. When entering the final years of elementary school, students arrive with a constructed view of these people loaded with prejudices, stereotypes, and misinformation. Even after more than a decade since the promulgation of Law No. 11,645 in 2008, which makes the study of indigenous and Afro-Brazilian history and culture mandatory in public and private elementary and high schools throughout the country, the difficulty in breaking with a historiography and teaching based on Eurocentrism remains challenging. It was with the aim of overcoming such perspectives that this dissertation proposed the development of a dictionary of historical concepts related to Indigenous people history for History Teaching, with an emphasis on the 7th grade of elementary school that allows for a resizing of the role of Indigenous people in historical processes as protagonists of their own history, as well as contributing to an anti-racist History.

Orientador(es)
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI

Banca
PATRICIA COELHO DA COSTA

Banca
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI

Banca
JOAO PAULO PEIXOTO COSTA

Catalogação
2024-10-24

Apresentação
2023-04-17

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68458@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68458@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68458


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF