Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EXPERIENCE AND AUTONOMY: THE TEACHING OF HISTORY THROUGH THE CREATION OF THE OSWALDO ARANHA INTERNATIONAL RELATIONS CLUB (CRIO) AT THE MILITARY COLLEGE OF RIO DE JANEIRO (CMRJ)

Título
[pt] EXPERIÊNCIA E AUTONOMIA: O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DO CLUBE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA (CRIO) NO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (CMRJ)

Autor
[pt] PATRICK DANZA GRECO

Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] AUTONOMIA

Vocabulário
[pt] CLUBE DE RELACOES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA

Vocabulário
[pt] COLEGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO

Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY

Vocabulário
[en] EXPERIENCE

Vocabulário
[en] AUTONOMY

Vocabulário
[en] CLUBE DE RELACOES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA

Vocabulário
[en] COLEGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO

Resumo
[pt] A presente dissertação relata a experiência de ensino de História realizada no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) por meio da implantação de um projeto extracurricular de Relações Internacionais (R.I.), o qual levou à criação de um clube de R.I. (CRIO) e, consequentemente, à ampliação dos alcances originais da proposta. Pensa a cultura própria da instituição, seus limites e oportunidades, para a construção de um ensino de História mais amplo. Advoga a possibilidade e a necessidade dessa construção, apontando alguns caminhos temáticos, mas sempre partindo da ação criadora discente e lastreando toda a experiência na autonomia dos alunos. Como intervenção pedagógica que está a ocorrer, coloca-se em permanente elaboração, trazendo este trabalho uma reflexão teórica das ações até aqui realizadas inspirando-se em formulações e conceitos de Paulo Freire, bell hooks e E.P.Thompson.

Resumo
[en] This dissertation reports the experience of teaching History held at the Military College of Rio de Janeiro (CMRJ) through the implementation of an extracurricular project on International Relations (I.R.), which led to the creation of an I.R. club. (CRIO) and, consequently, the expansion of the original scope of the proposal. It thinks about the institution s own culture, its limits and opportunities, for the construction of a broader teaching of History. It advocates the possibility and necessity of this construction, pointing out some thematic paths, but always starting from the students creative action and supporting the entire experience of their autonomy. As a pedagogical intervention that is taking place, it is constantly being elaborated. This work makes a theoretical reflection on the actions carried out so far, inspired by the formulations and concepts of Paulo Freire, bell hooks and E.P.Thompson.

Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
LUIS REZNIK

Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO

Banca
LARISSA ROSA CORREA

Catalogação
2024-10-24

Apresentação
2022-03-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68451


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF