Título
[en] EXPERIENCE AND AUTONOMY: THE TEACHING OF HISTORY THROUGH THE CREATION OF THE OSWALDO ARANHA INTERNATIONAL RELATIONS CLUB (CRIO) AT THE MILITARY COLLEGE OF RIO DE JANEIRO (CMRJ)
Título
[pt] EXPERIÊNCIA E AUTONOMIA: O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DO CLUBE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA (CRIO) NO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (CMRJ)
Autor
[pt] PATRICK DANZA GRECO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE HISTORIA
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] AUTONOMIA
Vocabulário
[pt] CLUBE DE RELACOES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA
Vocabulário
[pt] COLEGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[en] TEACHING OF HISTORY
Vocabulário
[en] EXPERIENCE
Vocabulário
[en] AUTONOMY
Vocabulário
[en] CLUBE DE RELACOES INTERNACIONAIS OSWALDO ARANHA
Vocabulário
[en] COLEGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO
Resumo
[pt] A presente dissertação relata a experiência de ensino de História realizada
no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) por meio da implantação de um
projeto extracurricular de Relações Internacionais (R.I.), o qual levou à criação de
um clube de R.I. (CRIO) e, consequentemente, à ampliação dos alcances originais
da proposta. Pensa a cultura própria da instituição, seus limites e oportunidades,
para a construção de um ensino de História mais amplo. Advoga a possibilidade e
a necessidade dessa construção, apontando alguns caminhos temáticos, mas sempre
partindo da ação criadora discente e lastreando toda a experiência na autonomia dos
alunos. Como intervenção pedagógica que está a ocorrer, coloca-se em permanente
elaboração, trazendo este trabalho uma reflexão teórica das ações até aqui
realizadas inspirando-se em formulações e conceitos de Paulo Freire, bell hooks e
E.P.Thompson.
Resumo
[en] This dissertation reports the experience of teaching History held at the
Military College of Rio de Janeiro (CMRJ) through the implementation of an
extracurricular project on International Relations (I.R.), which led to the creation of
an I.R. club. (CRIO) and, consequently, the expansion of the original scope of the
proposal. It thinks about the institution s own culture, its limits and opportunities,
for the construction of a broader teaching of History. It advocates the possibility
and necessity of this construction, pointing out some thematic paths, but always
starting from the students creative action and supporting the entire experience of
their autonomy. As a pedagogical intervention that is taking place, it is constantly
being elaborated. This work makes a theoretical reflection on the actions carried
out so far, inspired by the formulations and concepts of Paulo Freire, bell hooks and
E.P.Thompson.
Orientador(es)
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
LUIS REZNIK
Banca
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Banca
LARISSA ROSA CORREA
Catalogação
2024-10-24
Apresentação
2022-03-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68451@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68451
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF