Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] APLICAÇÃO DA INTERVENÇÃO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO RIO DE JANEIRO

Título
[en] APPLYING APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS IN INTERVENTIONS FOR CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] BARBARA CALMETO LOMAR PASSOS

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Vocabulário
[pt] TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO

Vocabulário
[pt] INVENTARIO PORTAGE OPERACIONALIZADO

Vocabulário
[pt] ANALISE DO COMPORTAMENTO APLICADO

Vocabulário
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER

Vocabulário
[en] NEURODEVELOPMENTAL DISORDER

Vocabulário
[en] OPERATIONALIZED PORTAGE INVENTORY

Vocabulário
[en] APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS

Resumo
[pt] O presente estudo tem como objetivo avaliar os resultados da intervenção Análise Aplicada do Comportamento (ABA) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade do Rio de Janeiro. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por déficits de comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos. Este estudo investiga a evolução nas áreas de socialização, cognição, linguagem e desenvolvimento motor, avaliadas por meio do Inventário Portage Operacionalizado (IPO). Participaram da pesquisa vinte crianças: treze meninos e sete meninas entre dois e seis anos. A coleta de dados foi dividida em três etapas: entrevista inicial com os pais, aplicação do inventário antes da intervenção e reaplicação do mesmo inventário após doze meses de intervenção. Nossos resultados mostram que a intervenção ABA foi eficaz na área de socialização. Além disso, os dados indicam que a área de linguagem apresentou o menor desempenho tanto antes como após o período de intervenção. Esta pesquisa soma-se ao conjunto de evidências para o uso de intervenções ABA como ferramenta terapêutica no tratamento de crianças com TEA. A continuidade da pesquisa no Rio de Janeiro e arredores é importante para monitorar o progresso no tratamento do TEA, tanto local quanto nacionalmente.

Resumo
[en] The present study aims to evaluate the results of the Applied Behavior Analysis (ABA) intervention in children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the city of Rio de Janeiro. ASD is a neurodevelopmental disorder marked by social communication deficits and restricted, repetitive behaviors. Specifically, this study investigates developments in the areas of socialization, cognition, language, and motor development, assessed using the Operationalized Portage Inventory (IPO). Twenty children participated in the research: thirteen boys and seven girls between two and six years old. Data collection was divided into three stages: an initial interview with parents, application of the inventory before the intervention, and reapplication of the same inventory after twelve months of intervention. Our results show that the ABA intervention was effective in the area of socialization. Furthermore, the data indicate that the language area showed the lowest performance both before and after the intervention period. This research adds to the body of evidence for the use of ABA interventions as a therapeutic tool in the treatment of children with ASD. Continued research in Rio de Janeiro and its surroundings is important to monitor progress in the treatment of ASD both locally and nationally.

Orientador(es)
THOMAS EICHENBERG KRAHE

Banca
CLAUDIO CARNEIRO FILGUEIRAS

Banca
THOMAS EICHENBERG KRAHE

Banca
RENATA ALVES PAES

Catalogação
2024-10-21

Apresentação
2024-08-23

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68406@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68406@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68406


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF