Título
[en] PRODUCTIVE RESTRUCTURING, NEOLIBERALISM AND SOCIAL ENTREPRENEURSHIP: SOME REFLEXES IN THE DESIGN FIELD
Título
[pt] REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, NEOLIBERALISMO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: ALGUNS REFLEXOS SOBRE O CAMPO DO DESIGN
Autor
[pt] LUCIANA SIQUEIRA GONCALVES
Vocabulário
[pt] CONSUMO CONSCIENTE
Vocabulário
[pt] MODA
Vocabulário
[pt] CULTURA DE CONSUMO
Vocabulário
[pt] VALOR SIMBOLICO
Vocabulário
[pt] PRECARIZACAO DO TRABALHO
Vocabulário
[en] INTENTIONAL CONSUMPTION
Vocabulário
[en] FASHION
Vocabulário
[en] CULTURE OF CONSUMPTION
Vocabulário
[en] SYMBOLIC VALUE
Vocabulário
[en] CASUALIZATION OF WORK
Resumo
[pt] Nesta dissertação foi examinado o modo expansionista do capitalismo, não
apenas em relação às variáveis econômicos, mas, também, sob a perspectiva da
crescente cooptação das demandas socioambientais e das subjetividades humanas.
A partir do momento em que o modo de produção capitalista não pôde mais negar
os danos que causa, como forma de se perpetuar, buscou capturar as subjetividades
de formas ainda mais sofisticada. Percebe-se uma destas estratégias através da
crescente mercantilização dos discursos a princípio emancipatórios – como os
cuidados coletivos, sociais e ambientais – nos quais as críticas ao capitalismo são
absorvidas, precificadas e se transformam em mais um espaço para a obtenção do
mais-valor e de legitimação simbólica do sistema. O capitalismo verde e bondoso
se apresenta como detentor de um poder autorregulador, capaz de equacionar os
danos socioambientais causados por ele próprio. Associado a isso, como forma de
se eximir de suas responsabilidades, buscou convencer os consumidores que seus
“estilos de vida” são de suma importância para frear as mazelas do sistema e, assim,
haveria uma co-responsabilidade entre consumidores e produtores. Passa-se a ideia
de que se cada um fizer sua parte de forma empreendedora tudo melhorará. O
objetivo principal deste estudo é examinar como esta retórica reflete na práxis
profissional do designer, sobretudo no Campo da Moda. Neste uma parcela dos
agentes do Campo apresenta a ideia de que apenas um redesenho dos processos de
produção dos artefatos poderia contribuir para solucionar os problemas
socioambientais – o que corrobora com a ideologia neoliberal de que o mercado
possui um poder autorregulador.
Resumo
[en] In this dissertation, the expansionist mode of capitalism was examined, not
only in relation to economic variables, but also from the perspective of the growing
co-optation of socio-environmental demands and human subjectivities. Based on
the idea that the capitalist mode of production could no longer neutralize the
damage caused in order to perpetuate itself, the system itself sought to capture
subjectivities in even more sophisticated ways. One of these strategies can be seen
through the growing commoditization of supposedly emancipator discourses, such
as social and environmental collective care, where criticism of capitalism is
absorbed, priced and transformed into yet another space for obtaining surplus value
and symbolic legitimating of the system. Green and social capitalism presents itself
as the holder of a self-regulating power, capable of equating the socioenvironmental damage caused by itself. Associate to this, as a way of exempting
itself from its responsibilities, the capitalist system sought to convince consumers
that their lifestyles are of paramount importance to curb the system s ills and, thus,
achieve co-responsibility between consumers and producers. The idea is that if
everyone does their part in entrepreneurship, everything will improve. The main
objective of this study is to examine how this rhetoric reflects on the professional
praxis of the designer, especially in the Fashion Field. Where a portion of the agents
of this area present the idea that only the production processes of redesigned
artifacts can contribute to solving socio-environmental problems, which
corroborates the neoliberal ideology that the market has a self-regulating power.
Orientador(es)
ALBERTO CIPINIUK
Banca
ALBERTO CIPINIUK
Banca
DENISE BERRUEZO PORTINARI
Banca
IRINA ARAGAO DOS SANTOS
Banca
IRALDO ABERTO ALVES MATIAS
Catalogação
2024-10-17
Apresentação
2022-04-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68376@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68376@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68376
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