Título
[pt] ANÁLISE NUMÉRICA DA INFLUÊNCIA DO USO DE HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL SECUNDÁRIO EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO ASSISTIDA PELA CENTELHA
Título
[en] NUMERICAL ANALYSIS OF THE INFLUENCE OF THE USE OF HYDROGEN AS A SECONDARY FUEL IN SPARK-ASSISTED COMPRESSION IGNITION ENGINES
Autor
[pt] RAYANNE CARLA ALVES DO NASCIMENTO
Vocabulário
[pt] ANALISE NUMERICA
Vocabulário
[pt] PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS DE BOX-BEHNKEN
Vocabulário
[pt] MOTOR DE IGNICAO POR COMPRESSAO ASSISTIDA POR CENTELHA
Vocabulário
[pt] HIDROGENIO
Vocabulário
[pt] PARAMETRO DE DESEMPENHO
Vocabulário
[en] NUMERICAL ANALYSIS
Vocabulário
[en] BOX-BEHNKEN DESIGN
Vocabulário
[en] SPARK-ASSISTED COMPRESSION IGNITION
Vocabulário
[en] HYDROGEN
Vocabulário
[en] PERFORMANCE PARAMETER
Resumo
[pt] Com os atuais requisitos sobre emissões e consumo de combustível em um
contexto de leis ambientais mais rigorosas, é necessário melhorar o desempenho
dos motores de combustão para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Novas tecnologias, como Ignição por Compressão de Carga Homogênea (HCCI)
ou Ignição por Compressão Assistida por Centelha (SACI), são alternativas para
aumentar a eficiência dos motores. Neste trabalho, foi criada uma rotina MATLAB
para prever o desempenho da combustão SACI multimodo de metano e misturas
metano-hidrogênio, utilizando um modelo termodinâmico de duas zonas. Foi
realizada uma análise de sensibilidade a quatro parâmetros de desempenho:
eficiência térmica (nth), emissões de NOx, emissões de CO2 e energia do
combustível (Efuel), com diversas variações de fatores tais quais porcentagem de
H2, rotação do motor, relação de equivalência combustível - ar, pressão de
admissão e superposição de válvulas, utilizando ferramentas de planejamento de
experimentos para avaliar o impacto dos fatores sobre os parâmetros de
desempenho. O Planejamento Box-Behnken indicou que rotação do motor,
porcentagem de H2 e pressão de admissão são os fatores SACI mais importantes,
pois influenciam todos os parâmetros de desempenho do motor. Por outro lado, a
relação de equivalência combustível - ar foi relevante para apenas um deles (NOx)
e a superposição de válvula, como foi utilizada nos experimentos, mostrou nenhum
impacto relevante sobre os resultados. Além disso, foi feita uma Análise
Univariada para comparar motores de ignição por centelha e SACI. Os resultados
mostraram que os motores SACI apresentam melhor desempenho, sendo cerca de
7 por cento - 17 por cento mais eficientes e um aumento de 90 por cento - 96 por cento no IMEP.
Resumo
[en] With the current requirements on emissions and fuel consumption in a
context of very strict environmental laws, it is necessary to improve combustion
engines performance to reduce greenhouse gas emissions. New technologies, such
as Homogeneous Charge Compression Ignition or Spark-Assisted Compression
Ignition (SACI), are alternatives to increase engine s efficiency. In this work, a
MATLAB routine was created to predict the performance of SACI multimode
combustion of methane and methane-hydrogen blends, using a two-zone
thermodynamic model. A sensitivity analysis was realized to four performance
parameters: thermal efficiency, NOx emissions, CO2 emissions and energy of the
fuel, with several factors variations such as percentage of H2, engine speed, fuelair equivalence ratio, intake pressure and valve overlap, using experimental design
tools to evaluate the impact of those factors over the performance parameters. The
Box-Behnken Design indicated that engine speed, percentage of H2 and intake
pressure are the most important SACI factors since they influence all engine
performance parameters. On the other hand, fuel-air equivalence ratio was relevant
in only one of them (NOx) and the valve overlap, as it was used in the experiments,
showed no relevant impact on the results. Furthermore, a Univariate Analysis was
done to compare Spark-Ignition and SACI engines efficiencies. The results showed
that SACI engines performs better, with 7 percent - 17 percent higher efficiency and 90 percent -
96 percent IMEP s increase.
Orientador(es)
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Coorientador(es)
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
MARCOS SEBASTIAO DE PAULA GOMES
Banca
SERGIO LEAL BRAGA
Banca
TADEU CAVALCANTE CORDEIRO DE MELO
Banca
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE
Banca
ALBINO JOSE KALAB LEIROZ
Catalogação
2024-10-08
Apresentação
2024-06-07
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
INGLÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68334@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68334@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68334
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF