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Título
[pt] ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE: ANÁLISE DE MARCAS DE CALÇADOS ESPORTIVOS

Título
[en] GREEN MARKETING STRATEGIES: ANALYSIS OF SPORT FOOTWEAR BRANDS

Autor
[pt] GABRIELA PEREIRA LEAO DE SOUZA

Vocabulário
[pt] MARKETING VERDE

Vocabulário
[pt] CALCADO ESPORTIVO

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA DE MARKETING VERDE

Vocabulário
[pt] MIX DE MARKETING

Vocabulário
[pt] MARCA ESPORTIVA

Vocabulário
[en] GREEN MARKETING

Vocabulário
[en] SPORTS FOOTWARE

Vocabulário
[en] GREEN MARKETING STRATEGY

Vocabulário
[en] MARKETING MIX

Vocabulário
[en] SPORTS BRAND

Resumo
[pt] A preocupação com a produção e o consumo mais sustentáveis está cada vez mais presente nas discussões globais em todas as indústrias, inclusive na de calçados esportivos, que produziu cerca de 20 bilhões de calçados em 2023. A preocupação com saúde e a crescente visibilidade de práticas esportivas contribuem para o aumento do consumo e geração de resíduos nesse setor e acaba comprometendo a sustentabilidade ambiental. O uso de estratégias de marketing verde busca pensar o projeto, produção e consumo de produtos de forma sustentável, por meio dos elementos do mix de marketing, em todo o ciclo de vida do produto. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar e comparar estratégias de marketing verde adotadas por grandes marcas no segmento de calçados esportivos por meio dos 4Ps do mix de marketing e avaliar se são percebidas como efetivas pelo mercado. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a abordagem qualitativa de estudos de casos múltiplos por meio de análise de publicações de organizações independentes do setor e análise de relatórios, vídeos e entrevistas publicadas pelas marcas esportivas analisadas. O estudo identificou que as estratégias de marketing verde são aplicadas por todas as marcas estudadas, mas em diferentes proporções, e não em todo o ciclo de vida dos produtos, nem mesmo para todos os produtos de suas linhas, o que gera diferentes percepções de efetividade dessas estratégias pelo mercado.

Resumo
[en] The concern for a greener production and more consciousness consumption is increasingly present in global discussions across all industries, including the sports footwear industry, which produced approximately 20 billion pairs of shoes in 2023. The focus on health and the growing visibility of sports activities contribute to the consumption and waste growth generation in this sector, ultimately compromising environmental sustainability. The use of green marketing strategies aims to conceptualize the design, production, and consumption of products in a sustainable manner, through the elements of the marketing mix, throughout the product lifecycle. Therefore, this research aimed to analyze and compare green marketing strategies adopted by major brands in the sports footwear segment using the 4Ps of the marketing mix and evaluate whether they are perceived as effective by the market. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach of multiple case studies was employed by analyzing publications from independent organizations in the sector as well as reports, videos, and interviews published by the analyzed sports brands. The study identified that all studied brands implement green marketing strategies, but at different levels of maturity, and not throughout the lifecycle of the products, nor even for all products within their lines, leading to varying perceptions of the effectiveness of these strategies by the market.

Orientador(es)
MARCOS COHEN

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
MARCOS COHEN

Banca
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA

Catalogação
2024-09-30

Apresentação
2024-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68230@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68230@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68230


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