Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] GAMES FOR LEARNING PROGRAMMING: HOW DO THE SINGLE-PLAYER AND MULTI-PLAYER MODES AFFECT STUDENT MOTIVATION?

Título
[pt] JOGOS PARA O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO: COMO AS MODALIDADES MONO E MULTIJOGADORES AFETAM A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS?

Autor
[pt] RODRIGO LEITE DA SILVA

Resumo
[pt] Nesta pesquisa investigamos, de forma qualitativa e exploratória, as formas como um jogo educativo de programação motiva alunes quando jogado nas modalidades mono-jogadore e multi-jogadore. Fizemos isso através de um Estudo de Caso, onde expomos dois grupos de alunes voluntáries que estão em cursos de graduação em informática a uma implementação inédita de um jogo digital educativo de programação. Cada grupo jogou um dos modos (mono ou multi-jogadore). Após essa interação, conduzimos entrevistas individuais síncronas e semiestruturadas com les alunes e, sobre essas, uma análise de conteúdo. Com essa pesquisa contribuimos com um entendimento do que está por trás da motivação de ume indivídue.

Resumo
[en] In this research we investigated, in a qualitative and exploratory manner, the ways an educational programming video-game motivates students when played in single-player and multi-player modes. We did this by means of a Case Study, where we expose two groups of student volunteers from undergrad Computing courses to a new implementation of an educational programming video-game. Each group played one of the modes (single or multi-player). After this interaction, we conduct individual synchronous semi-structured interviews with the students and a Content Analysis of the provided answers. With this research we provide some insight on an individual s motivation when playing educational games.

Orientador(es)
EDWARD HERMANN HAEUSLER

Coorientador(es)
JEFFERSON BARROS DOS SANTOS

Banca
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA

Banca
EDWARD HERMANN HAEUSLER

Banca
AUGUSTO CESAR ESPINDOLA BAFFA

Banca
JEFFERSON BARROS DOS SANTOS

Catalogação
2024-09-23

Apresentação
2024-04-30

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68153@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68153@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF