Título
[en] GAMES FOR LEARNING PROGRAMMING: HOW DO THE SINGLE-PLAYER AND MULTI-PLAYER MODES AFFECT STUDENT MOTIVATION?
Título
[pt] JOGOS PARA O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO: COMO AS MODALIDADES MONO E MULTIJOGADORES AFETAM A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS?
Autor
[pt] RODRIGO LEITE DA SILVA
Resumo
[pt] Nesta pesquisa investigamos, de forma qualitativa e exploratória, as
formas como um jogo educativo de programação motiva alunes quando jogado
nas modalidades mono-jogadore e multi-jogadore. Fizemos isso através de um
Estudo de Caso, onde expomos dois grupos de alunes voluntáries que estão em
cursos de graduação em informática a uma implementação inédita de um jogo
digital educativo de programação. Cada grupo jogou um dos modos (mono
ou multi-jogadore). Após essa interação, conduzimos entrevistas individuais
síncronas e semiestruturadas com les alunes e, sobre essas, uma análise de
conteúdo. Com essa pesquisa contribuimos com um entendimento do que está
por trás da motivação de ume indivídue.
Resumo
[en] In this research we investigated, in a qualitative and exploratory manner,
the ways an educational programming video-game motivates students when
played in single-player and multi-player modes. We did this by means of a
Case Study, where we expose two groups of student volunteers from undergrad
Computing courses to a new implementation of an educational programming
video-game. Each group played one of the modes (single or multi-player). After
this interaction, we conduct individual synchronous semi-structured interviews
with the students and a Content Analysis of the provided answers. With this
research we provide some insight on an individual s motivation when playing
educational games.
Orientador(es)
EDWARD HERMANN HAEUSLER
Coorientador(es)
JEFFERSON BARROS DOS SANTOS
Banca
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA
Banca
EDWARD HERMANN HAEUSLER
Banca
AUGUSTO CESAR ESPINDOLA BAFFA
Banca
JEFFERSON BARROS DOS SANTOS
Catalogação
2024-09-23
Apresentação
2024-04-30
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68153@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68153@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF