Título
[pt] EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA REDUÇÃO DE RISCOS SOCIOAMBIENTAIS: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HIDROLOGIA EM REGIÕES DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
Autor
[pt] THIAGO DE LIMA ALVES
Vocabulário
[pt] FAVELA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO PARA RISCOS
Vocabulário
[pt] RIO DAS PEDRAS
Vocabulário
[pt] ENCHENTE
Resumo
[pt] Este trabalho tem como foco a favela de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, que enfrenta
desafios ligados aos riscos, principalmente hidrológicos. Composta por uma população
significativa e vulnerável, a região está sujeita a eventos extremos como alagamentos,
inundações e variações das marés, decorrentes tanto das mudanças climáticas quanto do
crescimento urbano desordenado e da proximidade com corpos d água. Diante deste contexto
desafiador, a educação de redução de riscos de desastres emerge como uma necessidade
premente, exigindo uma abordagem educacional inovadora para formar cidadãos capazes de
construir sociedades mais seguras. O ensino de geografia desempenha um papel crucial neste
cenário, integrando os desafios imprevisíveis dos desastres. Sendo assim, este trabalho tem
como objetivo desenvolver práticas e abordagens na educação de riscos socioambientais
como uma ferramenta fundamental para a formação de jovens lideranças em Rio das Pedras.
O intuito é mitigar os impactos na vida cotidiana dos moradores através de práticas
educativas sobre riscos e desastres nos quais enfrentam sazonalmente eventos como
alagamentos, inundações e variações das marés.
Através do ensino dedicado à educação de riscos, almeja-se capacitar os jovens a
compreender as dinâmicas hídricas locais, as causas subjacentes aos alagamentos e as
possíveis soluções para minimizar os impactos negativos. Destaca-se que a educação de
riscos e o ensino de geografia são elementos cruciais para o território de Rio das Pedras, uma
vez que a convivência com eventos climáticos extremos pressupõe o desenvolvimento da
capacidade adaptativa. Um exemplo notável é a utilização de sirenes nas favelas, destinadas a
sinalizar possíveis riscos. Essa prática reflete na resistência dos moradores em deixar suas
residências na favela, mesmo quando os alertas sonoros indicam a necessidade de buscar
abrigo seguro. Sendo assim, a integração desses elementos no contexto educacional é
fundamental para promover uma resposta eficaz e colaborativa diante dos desafios
enfrentados pela comunidade.
Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Coorientador(es)
RENATA DOS SANTOS GALVAO
Catalogação
2024-09-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68140@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68140
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