Título
[pt] DESIGUALDADES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA TERRITORIAL
Autor
[pt] BEATRIZ CAPISTRANO GUEIROS
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] JUSTICA TERRITORIAL
Vocabulário
[pt] PANDEMIA
Vocabulário
[pt] INCLUSAO DIGITAL
Resumo
[pt] Este estudo investiga de que maneira a ideia de Justiça Territorial se
relaciona com a desigualdade digital na educação básica brasileira no período
pandêmico, que foi escolhido como ponto de partida pela sua singularidade
marcada por desafios sem precedentes na educação. A pandemia de COVID-19
não apenas interrompeu abruptamente o funcionamento das instituições
educacionais, mas também exacerbou desigualdades preexistentes,
especialmente no acesso à tecnologia e à educação digital. O fechamento de
escolas físicas e a transição para o ERE destacaram as disparidades de
infraestrutura, acesso à internet e competência digital entre alunos de diferentes
contextos socioeconômicos e geográficos Como aporte teórico para o conceito de
Inclusão Digital, foi utilizado os autores: Araújo (2019,), Scavino e Candau (2020)
e Silva (2021), já o aporte teórico para Justiça Territorial foi montado com os
seguintes autores: Castilho (2016), Lima (2020), Madeira e Vale (2015) e Van Den
Brule (2020). A metodologia fundamentou-se por uma revisão bibliográfica,
utilizou-se o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
Educação (ANPED) e da Scielo, inicialmente foram encontradas 55 pesquisas
(somando ambas as plataformas). Posteriormente, foi aplicada a análise de
conteúdo de Bardin (1977) para seleção e categorização das pesquisas. Os
resultados revelaram um panorama de injustiça territorial em espacialidades mais
vulneráveis da população, revelando dificuldades de acesso ao espaço digital e
educacional no recorte temporal de 2020 a 2023.
Orientador(es)
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES
Catalogação
2024-09-19
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68117@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68117
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