Título
[pt] ANÚNCIOS POLÍTICOS ONLINE: VISIBILIDADE ELEITORAL E AMERICANIZAÇÃO NAS CANDIDATURAS A DEPUTADO FEDERAL EM 2018 E 2022
Título
[en] ONLINE POLITICAL ADS: ELECTORAL VISIBILITY AND AMERICANIZATION IN CANDIDACIES FOR FEDERAL DEPUTY IN 2018 AND 2022
Autor
[pt] RAUL MARQUES PIMENTEL
Vocabulário
[pt] ELEICAO
Vocabulário
[pt] ANUNCIO POLITICO ON-LINE
Vocabulário
[pt] IMPULSIONAMENTO DE CONTEUDO ON-LINE
Vocabulário
[pt] AMERICANIZACAO
Vocabulário
[en] ELECTION
Vocabulário
[en] ONLINE POLITICAL ADVERTISING
Vocabulário
[en] ONLINE CONTENT BOOST
Vocabulário
[en] AMERICANIZATION
Resumo
[pt] Campanhas eleitorais passam por transformações provocadas pelo uso de
anúncios políticos online, sobretudo a partir do surgimento de tecnologias digitais
originadas nos EUA pós-2016. O objetivo dessa dissertação, portanto, é investigar
essa transformação em campanhas eleitorais brasileiras, uma vez que há lacuna
nessa área de estudos no Brasil. É conduzida revisão teórica sobre a visibilidade
eleitoral no contexto político brasileiro, sobre o tradicional conceito de
americanização e sobre os anúncios políticos online – objeto do que se chama, no
Brasil, de impulsionamento. Duas abordagens empíricas são adotadas: a primeira é
quantitativa e analisa as despesas de candidaturas para Deputado Federal em 2018
e 2022; a segunda é qualitativa e investiga, com entrevistas semiestruturadas,
percepções de profissionais de campanha sobre o uso do recurso. Resultam disso
três pontos: (1) anúncios políticos online são utilizados como meio compensatório
de visibilidade eleitoral para campanhas com menor orçamento total; (2) anúncios
políticos online são utilizados como mecanismo complementar de visibilidade
eleitoral para campanhas de maior orçamento; e (3) há claro ganho de influência de
plataformas pertencentes a empresas americanas hegemônicas no mercado digital
nas eleições brasileiras.
Resumo
[en] Electoral campaigns are being transformed by the use of online political ads,
especially with the advent of digital technologies originated in the United States
post-2016. Therefore, the objective of this research is to investigate the
transformation on Brazilian electoral campaigns, considering there are not many
papers about this issue in the field. To accomplish this, a literature review is
conducted to study electoral visibility in Brazilian political context, the traditional
concept of Americanization and online political ads – referred to in Brazil as
impulsionamento. For this purpose, two empirical approaches are conducted: the
first one is quantitative and analyses expenses of candidates for Federal Deputy in
2018 and 2022 elections; the second is qualitative and investigates, through semistructured interviews, campaign professionals perceptions of the use of the tool.
The results reveal three main points: (1) online political advertisements are used as
a compensatory means of electoral visibility for campaigns with lower total
budgets; (2) online political advertisements are used as a complementary
mechanism of electoral visibility for larger-budget campaigns; and (3) there is a
clear gain in influence of platforms owned by hegemonic American companies in
the digital market in Brazilian elections.
Orientador(es)
MARCELO ALVES DOS SANTOS JUNIOR
Banca
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
Banca
AFONSO DE ALBUQUERQUE
Banca
MARCELO ALVES DOS SANTOS JUNIOR
Catalogação
2024-09-10
Apresentação
2024-04-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67935@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67935
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF