Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS

Título
[pt] UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA EDUCAÇÃO NOS HÁBITOS DE CONSUMO DE ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA

Autor
[pt] RAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS

Vocabulário
[pt] ADOLESCENCIA

Vocabulário
[pt] CONSCIENCIA DE CONSUMO

Vocabulário
[pt] BASE DA PIRAMIDE

Vocabulário
[pt] BAIXA RENDA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] ADOLESCENCE

Vocabulário
[en] CONSUMER AWARENESS

Vocabulário
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID

Vocabulário
[en] LOW-INCOME

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] Este estudo analisa os efeitos da educação nos hábitos de consumo de adolescentes de baixa renda, com uma pesquisa qualitativa envolvendo 16 alunos. Utilizamos a teoria pedagógica sociointeracionista, abordando conceitos como zona de desenvolvimento proximal, mediação, linguagem, contexto social e cultural, e desenvolvimento progressivo. Estudamos obras de Paulo Freire, destacando a relação entre oprimido e opressor, diálogo, conscientização e contextualização cultural. Investigamos a conexão entre sociointeracionismo e a teoria pedagógica de Paulo Freire, seguida por reflexões sobre consumo na base da pirâmide, conforme a perspectiva de C.K. Prahalad. Focamos no consumidor dessa camada e no desenvolvimento econômico como meio de transformação social, explorando o papel da educação do consumidor e sua aplicação no ensino formal. A análise dos dados revela desafios na avaliação do consumo adolescente e o impacto da influência familiar, de grandes marcas e da escola em seus hábitos. Correlacionamos teorias com os dados, oferecendo uma visão ampla sobre educação, consumo e desenvolvimento social, concluindo com considerações sobre o engajamento dos estudantes, suas consequências na qualidade da educação, medidas escolares e o papel da escola na formação de cidadãos conscientes sobre a relação opressor-oprimido e o impacto da educação para um consumo consciente na base da pirâmide.

Resumo
[en] This study analyzes the effects of education on the consumption habits of low-income adolescents, with qualitative research involving 16 students. We use sociointeractionist pedagogical theory, addressing concepts such as zone of proximal development, mediation, language, social and cultural context, and progressive development. We studied works by Paulo Freire, highlighting the relationship between oppressed and oppressor, dialogue, awareness and cultural contextualization. We investigated the connection between sociointeractionism and Paulo Freire s pedagogical theory, followed by reflections on consumption at the base of the pyramid, according to C.K. Prahalad s perspective. We focus on consumers in this layer and on economic development as a means of social transformation, exploring the role of consumer education and its application in formal education. Data analysis reveals challenges in evaluating teenage consumption and the impact of family influence, big brands and school on their habits. We correlate theories with data, offering a broad view of education, consumption and social development, concluding with considerations on student engagement, its consequences on the quality of education, school measures and the role of school in forming citizens aware of the oppressive relationship - oppressed and the impact of education for conscious consumption at the base of the pyramid.

Orientador(es)
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
MARCUS WILCOX HEMAIS

Banca
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA

Banca
RONAN TORRES QUINTAO

Catalogação
2024-09-09

Apresentação
2024-04-26

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67900


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF