Título
[pt] ALOK: ALOCAÇÃO AUTOMÁTICA DE SALAS DE AULA COM AUXÍLIO DE ALGORITMOS GENÉTICOS
Título
[en] ALOK: AUTOMATIC CLASSROOM ALLOCATION WITH THE AID OF GENETIC ALGORITHMS
Autor
[pt] BRUNO MESSEDER DOS ANJOS
Vocabulário
[pt] ALGORITMO GENETICO
Vocabulário
[pt] ALOCACAO DE SALAS
Vocabulário
[pt] PYTHON
Vocabulário
[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Vocabulário
[pt] OTIMIZACAO
Vocabulário
[en] GENETIC ALGORITHM
Vocabulário
[en] ROOM ALLOCATION
Vocabulário
[en] PYTHON
Vocabulário
[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE
Vocabulário
[en] OPTIMIZATION
Resumo
[pt] Este projeto tem o intuito de automatizar a alocação de salas de aula para
as disciplinas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
(PUC-Rio). A motivação para o desenvolvimento deste sistema advém da
complexidade e da carga de trabalho envolvida no processo manual
atualmente realizado pelos departamentos e pela Coordenação Central de
Graduação (CCG), que precisa alocar aproximadamente 4500 disciplinas
a cada semestre. Esse processo manual é repetitivo, suscetível a erros e
consome um tempo considerável dos profissionais envolvidos, o que
impacta negativamente a eficiência e a precisão da alocação das salas. O
software desenvolvido em Python utiliza Algoritmos Genéticos (AG), uma
metaheurística de Inteligência Artificial, para encontrar uma alocação
otimizada, levando em consideração requisitos e preferências de cada
disciplina, como o número de vagas ofertadas e prédios e andares
preferenciais. A utilização de AG no software desenvolvido é uma escolha
estratégica, pois essa técnica de otimização é capaz de lidar com
múltiplas restrições e preferências simultaneamente. Isso inclui considerar
o número de vagas ofertadas por cada disciplina, as preferências por
prédios e andares específicos, e a necessidade de recursos adicionais
nas salas, como computadores. As vantagens da automação desse
processo são numerosas. Primeiramente, a eficiência é significativamente
aumentada, liberando os departamentos e a CCG do fardo do trabalho
manual e permitindo que esses recursos humanos sejam alocados para
tarefas mais estratégicas e intelectualmente desafiadoras. Em segundo
lugar, a precisão na alocação das salas é aprimorada, uma vez que o
algoritmo pode considerar um maior número de variáveis, que seria
impraticável manualmente. O sistema desenvolvido é implementado em
Python e pode ser executado em servidores web, acessível através de
qualquer navegador. O software pode realizar a alocação de forma integral
ou parcial, adaptando-se às necessidades específicas dos departamentos.
Os testes realizados com dados reais de semestres anteriores
demonstram que o sistema atende às expectativas dos departamentos e
da CCG, proporcionando uma solução eficiente e precisa para o problema
da alocação de salas de aula.
Resumo
[en] This project aims to automate the allocation of classrooms for the
disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro
(PUC-Rio). The motivation for developing this system arises from the
complexity and workload involved in the current manual process carried
out by the departments and the Central Graduation Coordination (CCG),
which needs to allocate approximately 4500 disciplines each semester.
This manual process is repetitive, error-prone, and consumes a
considerable amount of the professionals time, negatively impacting the
efficiency and accuracy of classroom allocation. The software developed in
Python uses Genetic Algorithms (GA), an Artificial Intelligence
metaheuristic, to find an optimized allocation, taking into account the
requirements and preferences of each discipline, such as the number of
offered seats and preferred buildings and floors. The use of GA in the
developed software is a strategic choice, as this optimization technique
can handle multiple constraints and preferences simultaneously. This
includes considering the number of seats offered by each discipline,
preferences for specific buildings and floors, and the need for additional
resources in the rooms, such as computers. The advantages of automating
this process are numerous. Firstly, efficiency is significantly increased,
freeing the departments and CCG from the burden of manual work and
allowing these human resources to be allocated to more strategic and
intellectually challenging tasks. Secondly, the accuracy of classroom
allocation is enhanced, as the algorithm can consider a greater number of
variables, which would be impractical manually. The developed system is
implemented in Python and can be run on web servers, accessible through
any browser. The software can perform the allocation in either a full or
partial manner, adapting to the specific needs of the departments. Tests
conducted with real data from previous semesters demonstrate that the
system meets the expectations of the departments and CCG, providing an
efficient and accurate solution to the problem of classroom allocation.
Orientador(es)
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO
Coorientador(es)
MANOELA RABELLO KOHLER
Catalogação
2024-09-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67874@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67874@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67874
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF