Título
[pt] NARRATIVAS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
Título
[en] SENSEMAKING AND STORYTELLING IN NON-PROFIT ORGANIZATIONS
Autor
[pt] JOSE LAZARINO FERRARI
Vocabulário
[pt] NARRATIVA
Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS
Vocabulário
[pt] ANALISE TEMATICA
Vocabulário
[pt] ANALISE DE NARRATIVA
Vocabulário
[pt] TERCEIRO SETOR
Vocabulário
[en] NARRATIVE
Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS
Vocabulário
[en] THEMATIC ANALYSIS
Vocabulário
[en] NARRATIVE ANALYSIS
Vocabulário
[en] THIRD SECTOR
Resumo
[pt] Essa tese buscou identificar os sentidos construídos (sensemaking) por
intermédio das narrativas (storytelling) dos fundadores, voluntários e funcionários
de organizações do Terceiro Setor em relação à identidade dessas instituições. Para
esse fim, foram feitas uma análise temática e uma análise das narrativas colhidas
em três organizações de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Foram
entrevistados os fundadores, voluntários e funcionários que atuam nessas
instituições, identificando-se quatro sentidos que preservam e fortalecem as lógicas
institucionais, as quais se manifestam nas práticas, suposições, crenças e valores
embutidos nessas organizações, moldando seu propósito organizacional e
informando seus atores sobre as ações esperadas, comportamentos e objetivos a
serem alcançados. Os quatro sentidos estão relacionados à formalização e
sustentabilidade dessas instituições, ao mesmo tempo em que se ligam à cidadania
e aos aspectos divinos que dão significado à atuação das pessoas pela causa que
defendem. A pesquisa identificou as diversas histórias que circulam por essas
organizações, analisando seus enredos, formatos e recursos retóricos para
demonstrar como suas narrativas funcionam para motivar os atores das
organizações do Terceiro Setor a continuarem, em conjunto, atuando pela causa em
que estão engajados.
Resumo
[en] This thesis sought to identify the meanings constructed (sensemaking)
through the narratives (storytelling) of founders, volunteers and employees of NonProfit Organizations in relation to the identity of these institutions. To this end, a
thematic analysis and a narrative analysis collected from three organizations in
Petrópolis, in the mountainous region of Rio de Janeiro, were carried out. The
founders, volunteers and employees who work in these institutions were
interviewed, identifying four meanings that preserve and strengthen institutional
logics, which are manifested in the practices, assumptions, beliefs and values
embedded in these organizations, shaping their organizational purpose and
informing their actors about the expected actions, behaviors and objectives to be
achieved. The four senses are related to the formalization and sustainability of these
institutions, at the same time as they are linked to citizenship and the divine aspects
that give meaning to people s actions for the cause they defend. The research
identified the different stories that circulate through these organizations, analyzing
their plots, formats and rhetorical resources to demonstrate how their narratives
work to motivate actors in Non-Profit Organizations to continue, together, acting
for the cause in which they are engaged.
Orientador(es)
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
Banca
DENISE FRANCA BARROS
Banca
SERGIO EDUARDO DE PINHO VELHO WANDERLEY
Banca
FERNANDO GUILHERME TENORIO
Catalogação
2024-09-03
Apresentação
2024-07-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67826@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67826@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67826
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