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Título
[pt] NARRATIVAS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Título
[en] SENSEMAKING AND STORYTELLING IN NON-PROFIT ORGANIZATIONS

Autor
[pt] JOSE LAZARINO FERRARI

Vocabulário
[pt] NARRATIVA

Vocabulário
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDOS

Vocabulário
[pt] ANALISE TEMATICA

Vocabulário
[pt] ANALISE DE NARRATIVA

Vocabulário
[pt] TERCEIRO SETOR

Vocabulário
[en] NARRATIVE

Vocabulário
[en] CONSTRUCTION OF MEANINGS

Vocabulário
[en] THEMATIC ANALYSIS

Vocabulário
[en] NARRATIVE ANALYSIS

Vocabulário
[en] THIRD SECTOR

Resumo
[pt] Essa tese buscou identificar os sentidos construídos (sensemaking) por intermédio das narrativas (storytelling) dos fundadores, voluntários e funcionários de organizações do Terceiro Setor em relação à identidade dessas instituições. Para esse fim, foram feitas uma análise temática e uma análise das narrativas colhidas em três organizações de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Foram entrevistados os fundadores, voluntários e funcionários que atuam nessas instituições, identificando-se quatro sentidos que preservam e fortalecem as lógicas institucionais, as quais se manifestam nas práticas, suposições, crenças e valores embutidos nessas organizações, moldando seu propósito organizacional e informando seus atores sobre as ações esperadas, comportamentos e objetivos a serem alcançados. Os quatro sentidos estão relacionados à formalização e sustentabilidade dessas instituições, ao mesmo tempo em que se ligam à cidadania e aos aspectos divinos que dão significado à atuação das pessoas pela causa que defendem. A pesquisa identificou as diversas histórias que circulam por essas organizações, analisando seus enredos, formatos e recursos retóricos para demonstrar como suas narrativas funcionam para motivar os atores das organizações do Terceiro Setor a continuarem, em conjunto, atuando pela causa em que estão engajados.

Resumo
[en] This thesis sought to identify the meanings constructed (sensemaking) through the narratives (storytelling) of founders, volunteers and employees of NonProfit Organizations in relation to the identity of these institutions. To this end, a thematic analysis and a narrative analysis collected from three organizations in Petrópolis, in the mountainous region of Rio de Janeiro, were carried out. The founders, volunteers and employees who work in these institutions were interviewed, identifying four meanings that preserve and strengthen institutional logics, which are manifested in the practices, assumptions, beliefs and values embedded in these organizations, shaping their organizational purpose and informing their actors about the expected actions, behaviors and objectives to be achieved. The four senses are related to the formalization and sustainability of these institutions, at the same time as they are linked to citizenship and the divine aspects that give meaning to people s actions for the cause they defend. The research identified the different stories that circulate through these organizations, analyzing their plots, formats and rhetorical resources to demonstrate how their narratives work to motivate actors in Non-Profit Organizations to continue, together, acting for the cause in which they are engaged.

Orientador(es)
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA

Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS

Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA

Banca
DENISE FRANCA BARROS

Banca
SERGIO EDUARDO DE PINHO VELHO WANDERLEY

Banca
FERNANDO GUILHERME TENORIO

Catalogação
2024-09-03

Apresentação
2024-07-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67826@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67826@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67826


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