Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O VÍDEODESIGN E A CULTURA MATERIAL NÃO HEGEMÔNICA: UMA NOVA REALIDADE PASOLINIANA

Título
[en] THE VIDEODESIGN AND NON HEGEMONIC MATERIAL CULTURE: A NEW PASOLINIAN REALITY

Autor
[pt] NATHALIA VALENTE CRAMER RIBEIRO

Vocabulário
[pt] PROCESSO PRODUTIVO

Vocabulário
[pt] SABER CULTURAL

Vocabulário
[pt] VIDEODESIGN

Vocabulário
[pt] PIER PAOLO PASOLINI

Vocabulário
[pt] ROCINHA

Vocabulário
[en] PRODUTIVE PROCESS

Vocabulário
[en] CULTURAL KNOWLEDGE

Vocabulário
[en] VIDEODESIGN

Vocabulário
[en] ROCINHA

Resumo
[pt] Esta pesquisa aborda o vídeodesign, estratégias narrativas, produção e memória de cultura material e os níveis de realidade propostos por Pier Paolo Pasolini. O trabalho tem como campo o projeto Rocinha, Foco na Cultura, realizado com técnicas do Museu da Pessoa, parceria do Laboratório DHIS, Rocinha em Foco e Museu Sankofa da Rocinha e contou com apoio financeiro do edital Favela Inteligente, realizado pela FAPERJ. Este visa difundir trabalhadores locais como forma a nutrir a memória de suas práticas e ampliar a difusão e valorização dos saberes. Assim, a dissertação parte do pressuposto de que há uma invisibilidade relativa para a mídia hegemônica e para a academia dos processos produtivos das culturas periféricas. Já no âmbito do audiovisual, o objetivo é compreender se há uma nova realidade Pasoliniana na multiplicidade de alternativas de uso deste veículo na contemporaneidade. Seu recorte experimental realiza um vídeo que narra essa nova especificidade centrada na multiplicidade de suportes e funções. A união entre universidade e favela, mídias sociais e museus, audiovisual e materialidades diversas, o artesanal e o industrial e ainda entre memória e difusão são algumas relações que serão usadas para propor uma nova realidade na lógica do autor.

Resumo
[en] This research addresses videodesign, narrative strategies, production, and the memory of material culture, as well as the levels of reality proposed by Pier Paolo Pasolini. The work focuses on the Project Rocinha, Foco na Cultura, carried out using techniques from Museu da Pessoa, in partnership with the DHIS Laboratory, Rocinha em Foco and Museu Sankofa da Rocinha, with financial support from the Favela Inteligente grant, provided by FAPERJ. It aims to promote local workers as a way to nourish the memory of practices and enhance the dissemination and appreciation of knowledge. Therefore, the dissertation assumes that there is a relative invisibility in the mainstream media and academia regarding the productive processes of peripheral cultures. Within the audiovisual scope, the objective is to understand if there is a new Pasolinian reality in the multiplicity of alternatives on using this media in contemporary times. Its experimental approach creates a video that narrates this new specificity focused on the multiplicity of supports and functions. The connection between the university and the favela, social media and museums, audiovisual and various materialities, the handmade and the industrial, as well as between memory and its dissemination are some of the relationships that will be used to propose a new reality according to the author s logic.

Orientador(es)
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
ELIANE GARCIA PEREIRA

Banca
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR

Banca
PEDRO FARIA SARMENTO

Catalogação
2024-08-29

Apresentação
2024-04-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67773@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67773


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF