Título
[pt] DO OLHO AFOGADO À LUTA PELA TERRA: NOTAS SOBRE O PENSAMENTO FANONIANO
Título
[en] FROM THE DROWNED EYE TO THE STRUGGLE FOR THE LAND: NOTES ABOUT FANONIAN THOUGHT
Autor
[pt] GUILBERT KALLYAN DA SILVA ARAUJO
Vocabulário
[pt] COLONIALISMO
Vocabulário
[pt] SOCIOGENESE
Vocabulário
[pt] RACISMO
Vocabulário
[en] COLONIALISM
Vocabulário
[en] SOCIOGENESIS
Vocabulário
[en] RACISM
Resumo
[pt] O pensamento fanoniano é notoriamente conhecido por conta de seu caráter
político, dada sua radicalidade tanto enquanto crítica à sociedade ocidental, estruturada através
de um processo de racialização hierarquizada, quanto na sua formulação de projeto de
emancipação do colonizado através do uso da violência revolucionária. Entretanto, seu trabalho
não se resume a uma dimensão estritamente político-revolucionária propagandista, possuindo
elementos que permitem uma análise aprofundada tanto das condições objetivas da realidade
concreta, como também da dimensão subjetiva, especialmente no tocante ao processo de
subjetivação do negro colonizado. Nesse sentido, defendo que a obra de Frantz Fanon compõe
uma construção contínua que não pode ser desmembrada, necessitando ser vista a partir da
mesma complexidade teórica com a qual foi escrita, uma vez que há em seu pensamento, desde
a primeira até sua última obra, elementos que são apresentados, revisitados e modificados,
funcionando como um fio condutor: o corpo, a liberdade e a violência. Sustento que tais
conceitos são presentes em contínuo, mas não configuram uma redução absoluta do pensamento
fanoniano. Utilizando, da análise orientada, a busca pela prioridade ontológica do objeto,
argumento que as experiências vívidas do autor modificaram tanto a compreensão quanto a
apreensão dos três elementos, ao acentuar o caráter de centralidade do colonialismo e do
racismo no processo de consolidação de empreendimento capitalista que é a sociedade
neoliberal contemporânea. Sustento, assim, que a obra fanoniana dispõe de um timoneiro
epistêmico inegociável enquanto tríade de compreensão do sujeito (linguagem, subjetividade e
sociedade), no qual há a substituição do modelo ontogênico pelo sociogênico.
Resumo
[en] Fanonian thought is notoriously known due to its political character, given its
radicality both as a critique of Western society, structured through a process of hierarchical
racialization, and in its formulation of a project for the emancipation of the colonized through the use of revolutionary violence. However, his work is not limited to a strictly propagandist political-revolutionary dimension, having elements that allow, through his writings, an in-depth analysis of both the objective conditions of concrete reality, as well as the subjective dimension, especially with regard to the process of subjectivation of the colonized black people. In this sense, I argue that Frantz Fanon s work makes up a continuous construction that cannot be dismembered, needing to be seen in the same theoretical complexity with which it was written, so that there is, in his thinking, from his first to his last work, the presence of elements that are presented, revisited and modified, functioning as a common thread: the body, freedom and violence. Using an analysis guided by the search for the ontological priority of the object, I
argue that the author s vivid experiences modified both the understanding and the apprehension of the three concepts, by accentuating the centrality of colonialism and racism in the process of consolidating the capitalist enterprise that is the contemporary neoliberal society. I therefore maintain that Fanon s work has a non-negotiable epistemic helmsman as a triad of understanding the subject (language, subjectivity and society), where the ontogenic model is replaced by the sociogenic model.
Catalogação
2024-08-23
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67716@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67716@2
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