Título
[pt] AÇÃO DE EDUCAÇAO POPULAR EM SAÚDE COM A POPULAÇÃO LGBTQIA+ NUM SERVIÇO DE SAÚDE DO SUS: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
Título
[en] HEALTH EDUCATION ACTION WITH THE LGBTQIA+ POPULATION IN A SUS HEALTH SERVICE: NECESSARY REFLECTIONS
Autor
[pt] AFONSO LUIS PUIG PEREIRA
Autor
[pt] MELINA ALVES DE CAMARGOS
Autor
[pt] LETICIA YAMAWAKA DE ALMEIDA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO EM SAUDE
Vocabulário
[pt] GENERO E SAUDE
Vocabulário
[pt] EDUCACAO DA POPULACAO
Vocabulário
[pt] MINORIA DE GENERO
Vocabulário
[pt] MINORIA SEXUAL
Vocabulário
[en] EDUCATION IN HEALTH
Vocabulário
[en] GENDER AND HEALTH
Vocabulário
[en] POPULATION EDUCATION
Vocabulário
[en] GENDER MINORITY
Vocabulário
[en] SEXUAL MINORITY
Resumo
[pt] Refletir sobre as dificuldades de acesso à saúde enfrentadas por determinados grupos
como a população LGBTQIA+, em especial às pessoas transgênero, é uma demanda
urgente aos serviços de saúde. Provocados por esta problemática, profissionais
do Sistema Único de Saúde, de uma Unidade Básica de Saúde do município de
São Paulo/SP, desenvolveram uma ação de educação popular em saúde que buscou
discutir questões importantes como transformações corporais, identidade de gênero,
violência, saúde mental e bucal que impactam no acesso aos serviços de saúde
para essa população. Através de rodas de conversa, metodologia democrática e dialógica
de discussões coletivas, construídas com a comunidade, esses temas foram
problematizados. Essa ação propiciou a escuta das demandas sociais e de saúde,
educação permanente de profissionais da saúde através desta temática e, superando
as expectativas, o princípio de uma parceria de trabalho entre o setor privado
e público para pessoas transgênero. É premente expor, discutir e problematizar o
tema para que reflexões e mudanças ocorram nas pessoas e nos serviços de saúde,
viabilizando reflexões sobre capacitação dos profissionais, aumento da representatividade
e da participação social de pessoas transgênero nos serviços de saúde.
Resumo
[en] Reflecting on the difficulties in accessing healthcare faced by certain groups such
as the LGBTQIA+ population, especially transgender people, is an urgent demand
for healthcare services. Provoked by this problem, professionals from the Unified
Health System, from a Health Unit in the city of São Paulo/SP, developed a popular health education action that sought to discuss important issues such as body transformations,
gender identity, violence, health mental and oral disorders that impact
access to health services for this population. Through conversation circles, democratic
and dialogic methodology of collective discussions, built with the community,
these themes were problematized. This action provided listening to social and health
demands, continuing education of health professionals through this theme and, exceeding
expectations, the principle of a working partnership between the private
and public sectors for transgender people. It is imperative to expose, discuss and
problematize the theme so that reflections and changes occur in people and in health
services, enabling reflections on training professionals, increasing the representation
and social participation of transgender people in health services.
Catalogação
2024-08-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67670@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67670@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.67670
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF