Título
[pt] TRABALHANDO A DIVISÃO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS: A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE
Título
[en] WORKING ON DIVISION THROUGH STORIES: MATHEMATICS AND PLAYFULNESS
Autor
[pt] JOSIANI APARECIDA DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] DIVISAO
Vocabulário
[pt] DIVISAO EUCLIDIANA
Vocabulário
[pt] SEQUENCIA DIDATICA
Vocabulário
[pt] RESOLUCAO DE PROBLEMAS
Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE
Vocabulário
[en] DIVISION
Vocabulário
[en] EUCLIDEAN DIVISION
Vocabulário
[en] DIDACTIC SEQUENCE
Vocabulário
[en] PROBLEM SOLVING
Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY
Resumo
[pt] O aprendizado das quatro operações fundamentais, sobretudo a divisão, é
um desafio para muitos educadores e estudantes na Educação Básica, a aquisição
deste algoritmo muitas vezes é um processo mecânico e sem sentido. Este
trabalho visa disponibilizar, instigar e oportunizar estratégias para auxiliar o
processo de ensino-aprendizado, que muitas vezes se torna monótono e sem
sentido, para que se torne algo prazeroso e significativo através de resoluções de
problemas abordados através de sequências didáticas, nas quais o educando possa
refletir sobre seu aprendizado e tornar-se agente ativo no seu processo de
aprendizagem. Com esse intuito, fazemos um estudo de como a divisão é parte
intuitiva do processo de aquisição do conhecimento humano, e que a seu modo o
ser humano buscou estratégias para desenvolvê-la. Em seguida, fazemos um
estudo das metodologias de George Pólya e Antoni Zabala, que tratam,
respectivamente, de resoluções de problemas e de sequências didáticas. Além
disso, propomos uma situação-problema abordando essas metodologias. Enfim,
apresentamos um produto educacional que foi elaborado de maneira independente
como fruto de todo o estudo desta dissertação. Ele tem como objetivo sugerir
atividades que proporcionem aos seus educandos um momento lúdico, cercado de
aventuras e de desafios na aprendizagem de Matemática.
Resumo
[en] Learning the four fundamental operations, especially division, is a
challenge for many educators and students in Basic Education, acquiring this
algorithm is often a mechanical and meaningless process. This work aims to
provide, instigate and provide opportunities for strategies to assist the
teaching-learning process, which often becomes monotonous and meaningless, so
that it becomes something pleasurable and meaningful through problem solving
addressed through didactic sequences, in which the students can reflect on their
learning and become an active agent in their learning process. With this aim, we
study how division is an intuitive part of the process of acquiring human
knowledge, and that in its own way, human beings have sought strategies to
develop it. Next, we study the methodologies of George Pólya and Antoni Zabala,
which deal, respectively, with problem solving and didactic sequences.
Furthermore, we propose a problem situation addressing these methodologies.
Finally, we present an educational product that was prepared independently as a
result of the entire study of this dissertation. It aims to suggest activities that
provide students with a playful moment, surrounded by adventures and challenges
in learning Mathematics.
Orientador(es)
DANIA GONZALEZ MORALES
Banca
SINESIO PESCO
Banca
RENATA MARTINS DA ROSA
Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO
Banca
DANIA GONZALEZ MORALES
Banca
LUIZA CRISTINA GATTI PERALTA
Catalogação
2024-08-19
Apresentação
2024-03-20
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67603@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67603@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67603
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF