Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ESTUDO NUMÉRICO DOS MODELOS DE COMBUSTÃO EXISTENTES NO SOFTWARE CFX-5.7.1

Título
[en] NUMERICAL STUDY OF COMBUSTION MODELS IN CFX-5.7.1 SOFTWARE

Autor
[pt] ALINE AMARAL QUINTELLA ABDU

Vocabulário
[pt] MODELAGEM NUMERICA

Vocabulário
[pt] COMBUSTAO

Vocabulário
[pt] TURBULENCIA

Vocabulário
[en] NUMERICAL MODELING

Vocabulário
[en] COMBUSTION

Vocabulário
[en] TURBULENCE

Resumo
[pt] Neste trabalho é realizado um estudo sobre os modelos de combustão existentes no software CFX-5.7.1 em um escoamento de canal, para combustão prémisturada. Para isto buscou-se selecionar um problema de geometria simples, porém representativo e que possuísse bons resultados experimentais. Considera-se um escoamento turbulento de propano e de ar no qual a combustão estabilizada a jusante de um obstáculo. Foram realizadas simulações em um escoamento inerte e reativo com diferentes modelos de combustão, isto é, Eddy Dissipation e Finite Rate Chemistry. Também foi avaliado o efeito da escolha do método de discretização espacial sobre os resultados obtidos. O modelo de turbulência utilizado é o k−e. Um bom acordo entre resultados numéricos e experimentais foi obtido nos casos inertes e reativos para a velocidade longitudinal do escoamento e para o comprimento médio da região de recirculação presente a jusante do obstáculo. A velocidade transversal calculada apresentou discrepâncias com relação aos valores experimentais.

Resumo
[en] In this work a study on the existing combustion models in CFX-5.7.1 software has been performed. The selected problem was the combustion within a channel. This simple geometry is representative of pratical problems and detailed experimental results are avaliable. A turbulent flow of air and propane is considered in which the combustion is stabilized by an obstacle. Simulations in an inert and reactive flows has been performed using the Eddy Dissipation and Finite Rate Chemistry models. The turbulence model used was k −e. A good agreement between numerical and experimental results was obtained in the inert and reactive cases for the longitudinal speed of the flow and for the average length of the recirculation zone near the obstacle. The calculated transversal velocity presented discrepancies with relation to the experimental values.

Orientador(es)
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA

Catalogação
2005-08-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6760


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