Título
[pt] ESTUDO NUMÉRICO DOS MODELOS DE COMBUSTÃO EXISTENTES NO SOFTWARE CFX-5.7.1
Título
[en] NUMERICAL STUDY OF COMBUSTION MODELS IN CFX-5.7.1 SOFTWARE
Autor
[pt] ALINE AMARAL QUINTELLA ABDU
Vocabulário
[pt] MODELAGEM NUMERICA
Vocabulário
[pt] COMBUSTAO
Vocabulário
[pt] TURBULENCIA
Vocabulário
[en] NUMERICAL MODELING
Vocabulário
[en] COMBUSTION
Vocabulário
[en] TURBULENCE
Resumo
[pt] Neste trabalho é
realizado um estudo sobre os modelos de combustão
existentes
no software CFX-5.7.1 em um escoamento de canal, para
combustão prémisturada.
Para isto buscou-se selecionar um problema de geometria
simples,
porém representativo e que possuísse bons resultados
experimentais.
Considera-se um escoamento turbulento de propano e de ar
no qual a combustão
estabilizada a jusante de um obstáculo. Foram realizadas
simulações em um
escoamento inerte e reativo com diferentes modelos de
combustão, isto é, Eddy
Dissipation e Finite Rate Chemistry. Também foi avaliado o
efeito da escolha
do método de discretização espacial sobre os resultados
obtidos. O modelo de
turbulência utilizado é
o k−e.
Um bom acordo entre resultados numéricos e experimentais
foi obtido nos
casos inertes e reativos para a velocidade longitudinal do
escoamento e para o
comprimento médio da região de recirculação presente a
jusante do obstáculo.
A velocidade transversal calculada apresentou
discrepâncias com relação aos
valores experimentais.
Resumo
[en] In this work a study on the existing combustion models in
CFX-5.7.1 software
has been performed. The selected problem was the
combustion within a channel.
This simple geometry is representative of pratical
problems and detailed experimental
results are avaliable.
A turbulent flow of air and propane is considered in which
the combustion is
stabilized by an obstacle. Simulations in an inert and
reactive flows has been
performed using the Eddy Dissipation and Finite Rate
Chemistry models.
The turbulence model used was k −e. A good agreement
between numerical
and experimental results was obtained in the inert and
reactive cases for the
longitudinal speed of the flow and for the average length
of the recirculation zone
near the obstacle. The calculated transversal velocity
presented discrepancies
with relation to the experimental values.
Orientador(es)
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA
Catalogação
2005-08-05
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6760
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