Título
[pt] MY ENGLISH CLASSES: AS AVALIAÇÕES DAS AULAS DE INGLÊS PRESENTES NAS VOZES DOS ALUNOS E DAS ALUNAS DA ESCOLA
Autor
[pt] PALMYRA BARONI NUNES
Vocabulário
[pt] PRATICA EXPLORATORIA
Vocabulário
[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
[pt] O objetivo do presente artigo é tecer entendimentos
sobre as avaliações dos alunos e das alunas, do quinto ano e sexto
ano, sobre as aulas de inglês de uma escola pública da cidade do
Rio de Janeiro, em 2022 e 2023. Para isso, recorro ao viés teóricoinvestigativo-metodológico da Prática Exploratória (Miller,
2012), à Pesquisa nos/dos/com os cotidianos (Alves, 2015) e ao
Sistema de Avaliatividade (Martin; White, 2005). Baseio minha
análise no subsistema da Atitude, nas categorias semânticas do
afeto e do julgamento, para entender os sentidos criados pelas
avaliações nos textos escritos pelos alunos e pelas alunas sobre as
aulas de inglês. A investigação aponta para entendimentos
momentâneos de que, quando os alunos e as alunas refletem
criticamente sobre suas vivências cotidianas, novos caminhos se
abrem e novas oportunidades de aprendizagem são criadas para
fortalecer a relação entre discentes e docentes.
Catalogação
2024-07-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67383@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.67383
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF